Os deputados estaduais eleitos e reeleitos em 2022 tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Após a solenidade, os parlamentares votaram e reelegeram o deputado Roberto Cidade (União Brasil) para presidência da ALE para o biênio 2023/2024.
Antes da posse, o deputado Roberto Cidade (União Brasil), mais votado nas eleições de 2022 com mais de 100 mil votos, disse que está feliz e espera diálogo e união na abertura dos novos trabalhos.
“Com certeza é instaurada e tomam posse os deputados eleitos para a 20ª legislatura e eu fico muito feliz. O intuito é continuar trabalhando, sempre buscando a união sempre dialogando com os demais pares e demais poderes e vamos fazendo uma construção que com certeza quem ganha é a população do estado.”
O governador Wilson Lima (União Brasil), também espera continuar, junto com a ALE, trabalhar em prol do povo amazonense e reforça o compromisso com o legislativo do Estado.
“A gente vai continuar trabalhando para atingir as nossas duas principais metas que é o social, com o nosso auxilio estadual permanente e restaurante prato cheio, e a segunda, é a geração de emprego e renda. A gente não abre mão para proteção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a gente trabalha na diversificação das atividades econômicas. Com ajuda da ALE nos quebramos o monopólio do gás, que hoje é uma realidade no Amazonas. A gente trabalha para que outras matrizes econômicas também sejam fortes como é o caso da bio-economia, do turismo, e hoje estou vindo reforçar esse compromisso”. disse o governador.
Cerimônia
Na cerimônia de posse foi chamado para compor a Mesa o governador, Wilson Lima, o vice -governador, Tadeu de Silva, Nélia Caminha, desembargadora presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Alberto Rodrigues, procurador-geral de Justiça do Amazonas, o prefeito de Manaus, David Almeida. Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o desembargador geral Abraim Peixoto. David Alves de Melo Júnior representou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Érico Xavier Desterro, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas. Manuela Cantanhede Veiga, defensora publica geral.
A solenidade iniciou com o juramento dos deputados estaduais por ordem alfabética. ‘Assim eu prometo’ exclamou os deputados empossados. Após o juramento o deputado delegado Péricles leu o termo de posse: “Declaro empossados os senhores deputados, instalados na 20ª legislatura do poder legislativo do Amazonas”. No final o deputado chamou os deputados empossados por ordem para assinar o termo.
No final da solenidade, e com chapa única, o deputado Roberto Cidade foi reeleito novamente para presidência da ALE da Mesa Diretora do biênio 23/24. O deputado Carlinhos Bessa (PV) foi eleito 1º vice-presidente, Alessandra Campelo (PSC) 2ª vice-presidente, Felipe Souza (Patriota) 3º vice-presidente, João Luiz (Republicanos) secretário-geral, Abdala Fraxe (Avante) 1º secretário, Joana Darc (União Brasil) 2º secretário, Cabo Maciel (PL) 3º secretário, Dr. Gomes (PSC) corregedor e Sinésio Campos (PT) ouvidor do legislativo.
"Quero parabenizar cada deputado e quero desejar que cada um tenha um mandato exitoso, que cada projeto, cada emenda sejam realmente voltados para fazer diferença na nossa gente. Sei que minha responsabilidade é maior, mas podem ter certeza em contar com esse caboclo amazonense que quer ver esse Estado crescer.” disse Roberto Cidade em pronunciamento.
A Mesa Diretora irá conduzir os trabalhos na casa e estarão na frente das funções políticas e administrativas do parlamento Estadual.
Roberto Cidade
Reeleito com 105.510 votos, o deputado estadual Roberto Cidade em seu primeiro mandato, além de presidente da ALE no biênio 2021/2022, foi 3º vice-presidente da Mesa Diretora da Casa e presidente da Comissão de Transportes, Trânsito e Mobilidade da ALE (biênio 2019/2020).
“Tenho orgulho e gratidão por estar, mais uma vez, representando a população do meu Estado na Assembleia Legislativa. Sou grato a todos que acreditaram no nosso projeto e, a partir de agora, nosso mandato pertence a toda a população do Amazonas. Reinicio nosso trabalho na Assembleia pedindo proteção e sabedoria a Deus, para que possamos honrar a confiança depositada em nós e para que nossas ações estejam cada vez mais alinhadas com os anseios da população”, falou.
No primeiro mandato, Roberto Cidade apresentou 272 Projetos de Lei, 1.799 requerimentos e teve sancionadas 223 leis. Em quatro anos de mandato, Cidade destinou um total de R$ 46,9 milhões de recursos em emendas, individuais ou de bancada, para a capital e os municípios do interior, a maioria delas para ações na área de saúde.
Como presidente do parlamento estadual, o deputado conduziu votações de matérias essenciais, especialmente nos momentos mais críticos da pandemia, sendo que algumas delas também foram fundamentais para a retomada da economia no Estado.
Foi assim com a Lei do Gás, com a aprovação dos auxílios emergenciais e do auxílio estadual permanente, e a destinação de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas – FTI para que os municípios pudessem executar ações de combate à Covid-19, além da criação das emendas de bancada que ampliaram a área de atuação dos deputados.