Seguindo uma política de compromisso com a saúde indígena, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Parintins) apresentou nesta sexta-feira, 20, seis novas voadeiras que serão enviadas à área indígenas para auxiliar no transporte e acesso entre as comunidades do interior e as cidades de Parintins, Maués, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá.
São voadeiras de 15HP e quatro delas serão destinadas à áreas de cabeceiras de difícil acesso, por isso não possuem capota (cobertura) para não serem impedidas pela vegetação. Os veículos fluviais ajudarão os profissionais do DSEI a chegarem de forma mais rápida à aldeias e comunidades indígenas, além de auxiliar em possíveis viagens de urgências dessas localidades às cidades atendidas pelo órgão.
A aquisição das voadeiras é resultado de um processo administrativo realizado pelo coordenador do DSEI/Parintins, Átila Oliveira, em 2021. “A gente está muito feliz, muito contente, porque isso é fruto de um trabalho iniciado lá em 2021 e que visa sanar um dos maior gargalos do DSEI que é a falta de transporte adequado”, destacou.
Eldiney Alcântara