O remake de Pantanal, que tem ido ao ar na faixa das 21h, na TV Globo, tem feito sucesso não somente por ser uma produção cuja história já é conhecida, como também por abordar temas importantes e atuais para a sociedade - entre eles o papel da mulher e o machismo. O triângulo amoroso, formado por Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Alcides (Juliano Cazarré) e Tenório (Murilo Benício) caiu na preferência do público.
Tenório tem duas famílias e traiu Bruaca a vida inteira. Ela, diante da indiferença e maus-tratos por parte do marido, acabou se envolvendo com Alcides, ao sentir a "fivela de respeito", cena que gerou memes e foi encarada com bom humor pelo público.
Só que as "escapadas" de Bruaca com Alcides foram descobertas pelo grileiro, que para se vingar, além de expulsar a mulher de casa e trazer a "amante" para a fazenda, vai acertar as contas com o rival.
Versão diferente
Em cenas que estão irão ao ar em alguns dias, Tenório irá castrar Alcides. A atrocidade será cometida na tapera de Juma (Alanis Guillen).
Para quem assistiu a primeira versão, em 1990, pela extinta TV Manchete, a cena não será igual. Neste remake, o telespectador não irá assistir o ato, acompanhando apenas os gritos de dor e de pavor do peão.
Quem vai assistir toda a barbárie é Bruaca, que estará trancada em um quarto e irá observar tudo pela fresta da porta.
Não contente somente por capar o jagunço, Tenório ainda tentará abusar sexualmente de Bruaca, que irá resistir a violência e cuspir na cara do grileiro.