Para marcar as atividades desta quarta-feira, 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, diversos órgãos da sociedade barreirinhense estiveram nas ruas da cidade realizando uma caminhada para alertar sobre essa problemática que atinge inúmeras famílias de Barreirinha. A rede de proteção que atua no município e tem como integrantes membros do Executivo, Legislativo e Judiciário fizeram parte da ação.
Para o prefeito em exercício Ridson Barbosa, o apoio que a prefeitura está dando para a rede de proteção é importante para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município.
"Uma grande caminhada em alusão ao 18 de Maio aqui na nossa cidade, com o objetivo de comover a sociedade para consequências que o abuso sexual infantil causa às vítimas. Meus amigos, todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado".
Ridson Barbosa, prefeito em exercício de Barreirinha que esteve participando da caminhada na tarde de quarta-feira 18 de maio .
O grupo saiu por volta das 17h,
nas proximidades da Igreja Matriz na rua Militão Dutra e concluiu o percurso na Escola Municipal Hilma Dutra. Pais, responsáveis e alunos das escolas municipais e estaduais também estiveram integrando a caminhada.
A psicóloga Rebeca Moreira, integrante da rede de proteção enfatizou que a caminhada é eficaz para combater essa problemática, “São alguns casos que saem na mídia, mas para nós que trabalhamos com isso sabemos que os casos são quase que diário. Aquilo que fala sempre é lembrado, muitas crianças nos procuraram depois das ações e relataram essas situações na qual combatemos”.
Andreia, mãe de uma das alunas falou sobre a importância das ações de combate.
“Nos dias de hoje existem muitas pessoas que confiam nos estranhos para cuidar dos seus filhos, isso (caminhada) é um meio de procurar defender, alertar e a quem elas devem colocar para dentro de casa”, frisou.
O indígena Junior Michiles, o popular Junior Sateré, parabenizou a gestão do prefeito Glenio Seixas e Ridson Barbosa onde estão atuando para inibir o abuso e à exploração sexual. Sateré ainda alertou para quem presenciar algum tipo de problema sobre o assunto realizar uma denúncia no disque 100.
Marcio Rogerio, secretário da Semed, detalhou que todo corpo de funcionários e colaboradores da pasta foram convidados para se fazerem presentes na caminhada.
“Convidamos todo corpo da Semed para estar presente, tendo em vista o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, então a gente tem que participar tendo em vista que nosso público-alvo e clamar por não violência”.
Mín. 23° Máx. 32°