Sexta, 06 de Dezembro de 2024
22°C 36°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Estado incentiva produção rural em três municípios do Baixo Amazonas, entre eles Barreirinha

Foram entregues mudas de citros, serrarias portáteis e doses de inseminação artificial de bovinos

Redação
Por: Redação
27/03/2022 às 15h55
Estado incentiva produção rural em três municípios do Baixo Amazonas, entre eles Barreirinha

Para fomentar o setor primário nos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na quinta e sexta-feira (24 e 25/03), entregas de aproximadamente 4,8 mil mudas de citros para os agricultores familiares da região. Também foram assinados acordos de cooperação para beneficiar as cadeias produtivas da carne, leite e manejo florestal na região do Baixo Amazonas.

As entregas ocorreram, por meio das prefeituras dos municípios, onde foram repassadas para os agricultores familiares, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) das localidades.

Na quinta-feira, o município de Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus) foi contemplado com 1,5 mil mudas de limão e laranja, beneficiando 50 agricultores familiares. Seguindo para Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas entregou 900 mudas de citros, contemplando 30 agricultores.

"Estou recebendo essas mudas de laranja e limão que vão me ajudar muito futuramente na colheita, gerando uma renda melhor para minha família. Quero agradecer ao Governo do Amazonas que vem nos ajudando, para que nós agricultores possamos ter uma vida melhor, trabalhando e produzindo”, disse o agricultor familiar de Barreirinha, Jorge de Nazaré.

Na sexta, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), 80 agricultores familiares foram beneficiados com mais de 2,4 mil mudas de limão e laranja. Além disso, a Sepror assinou dois acordos técnicos com a Prefeitura de Parintins, sendo um Termo de Cessão de Uso, para o repasse de dois kits de serrarias portáteis, que vão contribuir com o manejo florestal sustentável da região.

O outro é o Termo de Adesão com o município, para o repasse de 600 doses de inseminação artificial a pecuaristas. A cidade é a segunda de um total de sete que serão beneficiadas com o projeto, que prevê a entrega de 3 mil doses para as cadeias de carne e leite.

O acordo faz parte de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) e o Governo do Amazonas, por meio do programa Mais Pecuária Brasil.

De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, mais uma vez o Governo do Estado vem à região do Baixo Amazonas para fazer entregas importantes, buscando unir forças para superar as perdas que o produtor rural teve na pandemia.

“O setor primário tem dado uma resposta positiva, é o setor que gera emprego e renda. Além do repasse das mudas de citros, também estamos investindo no melhoramento da genética dos bovinos e bubalinos, por meio do Programa Mais Pecuária Brasil”, ressalta Petrucio.

 

Fotos: Emerson Martins/Sepror e Divulgação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Eleições 2024 Há 3 meses

A pedido do MP Eleitoral, Justiça proíbe candidatos de Nhamundá de distribuir bebidas alcoólicas à população

Na mesma decisão, o juiz eleitoral fixou uma multa de R$ 5 mil por ocorrência, a qual recairá sobre os candidatos diretamente, ainda que a desobediência tenha sido praticada por cabos eleitorais, infringindo o artigo 39, §3º, da Lei nº 9.504/97 – Lei das Eleições.

Foto: Divulgação
Tragédia/Nhamundá Há 5 meses

Prefeitura de Nhamundá se solidarizam e presta ajuda às famílias atingidas por incêndio no município

Ao todo, 14 casas foram atingidas e 15 famílias estão sendo abrigadas, recebendo assistência e doações em um educandário da cidade

Foto: Divulgação
Deu Ruim Há 5 meses

Social Media da pré-candidata Ana Cassia é condenado por publicar conteúdos ofensivos contra à prefeita Marina Pandolfo na internet

A utilização dos mesmos advogados na defesa de processos criminais que envolvem o social media e Ana Cassia, demonstra que a relação entre ambos é preexistente e que todos tinham ciência das publicações postadas na página “Nhamundá da Depressão".

Foto: Divulgação
Marina e Israel Há 7 meses

Marina Pandolfo e Israel Paulain iniciam diálogo sobre eleição de 2024 em Nhamundá

Ambos podem compor e ficar no mesmo palanque

Justiça Há 2 anos

Em Nhamundá, ex-prefeito tem que manter distância da atual prefeita após medida judicial

A decisão judicial foi publicada nesta sexta-feira (03), em caráter de urgência pelo juiz Diego Martinez Ferveza Cantoario, Juiz de Direito, Titular da Comarca de São Sebastião do Uatumã, em regime de plantão judicial, na forma da lei.

Lenium - Criar site de notícias