Quinta, 20 de Janeiro de 2022
28°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Política Câmara

Vereadores participam de programa radiofônico e esclarecem dúvidas da população barreirinhense

O presidente da Câmara, Ronan Barbosa disse que apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19 e a grande enchente, os vereadores seguiram atuando em prol dos barreirinhenses.

03/01/2022 às 14h58 Atualizada em 03/01/2022 às 18h01
Por: Redação
Compartilhe:
Vereadores participam de programa radiofônico e esclarecem dúvidas da população barreirinhense

Os vereadores Ronan Barbosa (MDB), Renilson Marinho (PP) e Klelson Alves (PL) foram convidados pelo jornalista Niash dos Anjos, na manhã de quinta-feira, 30 de dezembro para estarem marcando presença no programa Ariramba Hits, da Rádio Ariramba 88,5 FM. O encontro foi de suma importância, pois na ocasião os parlamentares estiveram relatando as atividades desenvolvidas no Poder Legislativo no ano de 2021.

O presidente da Câmara, Ronan Barbosa disse que apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19 e a grande enchente, os vereadores seguiram atuando em prol dos barreirinhenses.

Os vereadores Renilson Marinho que é vice-presidente da Câmara e Klelson Alves, 1ª secretário da mesa diretora, explicaram aos ouvintes quais são as principais funções dos parlamentares, entre elas: elaborar leis, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo e sugerir ações e melhorias para a cidade.

Sempre muito didático os convidados informaram que atualmente existem 11 vereadores na Câmara Municipal e que a quantidade de parlamentares é determinada pela Lei Orgânica do Município, sendo uma espécie de constituição municipal.

Ao longo da entrevista alguns assuntos foram perguntados pelo jornalista, um deles foi em relação aos auxílios recebidos pela classe política. “Nós, não temos nenhum auxílio, não têm de paletó, nem gasolina, temos o famoso salário seco, se quisermos fazer alguma viagem para o interior e acompanhar alguma obra ou reunião com os comunitários, nós temos que tirar do próprio bolso. Até as reuniões extraordinárias em que tivemos quatro agora em dezembro e foi de grande relevância para o município, nós não recebemos por essas sessões, a lei não permite”, disse Ronan.

Outro esclarecimento informado pelos parlamentares foi em relação às doações. “A Câmara é diferente do Executivo, nós não podemos doar nada. As vezes recebemos petições como requerimentos, ofícios de algumas instituições, de comunidades pedindo da Câmara contribuição para festejos, e infelizmente nós não podemos fazer isso, não temos previsão orçamentaria e nem legislação que ampare isso”, relatou o presidente. 

Ainda na conversa, o trio de vereadores contaram sobre os motivos de não ocorrer um abono para os profissionais da saúde como foi no caso dos profissionais da educação que recentemente receberam o FUNDEB. 

Diversos assuntos foram debatidos como os inúmeros projetos de lei que passaram pelo Legislativo, uma quantidade significativa de requerimento que é um pedido encaminhado ao Prefeito ou autoridades estaduais e federais para pedir informações ou providências sobre um assunto. Além das indicações que vem ser uma sugestão ao prefeito para que se execute ou crie algum tipo de serviço, ou se faça alguma melhoria no município.

Um tema mencionado pelos vereadores foi a harmonia com o Poder Executivo de Barreirinha, que é uma parceria que vem dado certo e sendo benéfica para a população local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias