Quarta, 01 de Dezembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Saúde Novembro Azul

Dia ‘D’: Novembro Azul reúne dezenas de homens para testes

De acordo com o prefeito em exercício Ridson Barbosa, mais de 300 testes de PSA estão disponíveis para o dia “D” em Barreirinha.

24/11/2021 às 11h03 Atualizada em 24/11/2021 às 12h48
Por: Redação Fonte: José de Oliveira | Barreirinha Em Destaque
Compartilhe:
Dia ‘D’: Novembro Azul reúne dezenas de homens para testes
Na manhã desta quarta-feira (24), o comparecimento dos homens de Barreirinha a Unidade Básica de Saúde Irene Babá, para o atendimento de prevenção ao Câncer de Próstata foi expressivo. Foram convocados pela Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, homens com idade a partir de 40 anos ou que tiveram casos de câncer de próstata na família também são convocados a participar da ação.  
 
Para o coordenador da campanha o fisioterapeuta Ricardo Portilho, os homens atenderam o chamado para fazerem o teste de PSA e os demais atendimentos oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Como a demanda é bem grande com o comparecimento de muitos homens, nós vamos disponibilizar uma gama de serviços como: serviço odontológico, serviço médico, enfermagem, com a distribuição de medicação, mas o carro-chefe hoje é a realização dos testes de PSA”, afirma.
Compareceram homens da sede municipal e das comunidades rurais como é o caso do comunitário de Vila Carneiro no Paraná do Urucurituba seu Ambrósio Silva, (57), ele diz que a doença é silenciosa e ataca todo mundo, “Então, quem tem que se prevenir é nós mesmos, e eu acredito que todos tem que fazer o teste e aí só podemos saber como estamos de saúde se fizermos os exames, e vamos aproveitar a oportunidade”, pediu o interiorano.
 
O professor Raimundo Marinho que chegou bem cedo para o atendimento no dia D, disse ser preciso mesmo os homens se cuidarem mais e quebrar o tabu do preconceito, não se pode perder a oportunidade.
“Nós temos que nos cuidar, porque as mulheres elas vêm mais ao posto, mas nós homens, também temos que comparecer mais à consulta médica a cuidar mais de nossa saúde, sabemos que o câncer de próstata mata e só vamos saber se estamos desenvolvendo a doença com os exames”, salientou o educador.
A subsecretária de saúde de Barreirinha, Jociane Siqueira, disse que o município está disponibilizando todo o aparato e a estrutura para atender os homens e a convocação é que não percam essa oportunidade, “É muito importante encontrar aqui na unidade básica de saúde a quantitativo expressivo de homens que vieram participar da campanha Novembro Azul, isso mostra o interesse e a preocupação de cada um tem com a sua própria saúde, isso requer que todo o quadro da prefeitura através da secretaria de saúde possa realizar um trabalho com mais garra e determinação para que a gente consiga oferecer e ofertar um serviço de qualidade para todos os públicos, seja eles crianças, mulheres, jovens, idosos e os homens, não poderíamos deixar de fora esse público”, frisou Siqueira.
 
O prefeito em exercício Ridson Barbosa, presente na ação cumprimentos os homens que estiveram ali participando da campanha, encorajou os homens a fazerem o teste e se cuidar mais da saúde em todos os aspectos, “Prevenir é menos dolorido, prevenir é mais barato e todos os homens acima dos 40 anos, eles precisam cuidar da saúde, mais especificamente com relação à próstata”, pediu.
 
Barbosa, também salienta sobre o acometimento da doença nos homens e que quando deixam de procurar ajuda médica é sinal de que talvez muitos não descobrem a tempo de cura e são levados a morte.
“Todos nós sabemos que o câncer de próstata tem levado tristeza na vida de muitas famílias, de muitos homens, e que hoje infelizmente o preconceito ainda existe por parte de muitos, mas a minha felicidade foi chegar aqui hoje e encontrar muitos homens aguardando ou fazendo o teste e da parte da administração municipal, temos mais de 300 testes de PSA que estão disponíveis para o dia 'D' em Barreirinha e se chegar um número maior de homens, teremos mais testes de prevenção sim, por que é bem rápido e de forma gratuita a todos”, disse Ridson Barbosa.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias