Quarta, 01 de Dezembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Geral Amazonas

Com Detran Cidadão, Prodam se firma como braço tecnológico do Estado em projetos estratégicos de cunho social

23/11/2021 às 19h20
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Site www.detrancidadao.am.gov.br foi desenvolvido pela empresa estadual

Lançado oficialmente pelo governador Wilson Lima no dia 17 de novembro, o programa Detran Cidadão deve beneficiar mais de 300.000 pessoas, com a oferta da CNH gratuita para pessoas de baixa renda; capacitação para mototaxistas e motofretistas com distribuição de capacetes e coletes, além de aulas de legislação de trânsito para alunos do Ensino Médio.

O provimento da tecnologia e dos sistemas necessários à viabilização do Detran Cidadão é de responsabilidade da Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), órgão de tecnologia do Governo do Amazonas que, em 2021, consolida-se como o braço tecnológico da gestão estadual em projetos estratégicos de cunho social.

“Em 2021 o Governo do Amazonas fez o lançamento de quatro grandes projetos sociais: em fevereiro entregamos o Cartão Emergencial; em setembro, o site de incentivo à vacinação – Vacina Premiada; e, agora em novembro, entregamos o Auxílio Emergencial permanente e a CNH Social. São projetos estratégicos para o governo que foram confiados à Prodam. Isso demonstra a importância da empresa para a gestão estadual”, afirma Régis Muller, assessor da presidência e responsável pela gestão dos projetos.

Inteligência – Esses projetos têm em comum a criação de um portal para cadastro, o uso da inteligência e análise de dados para organizar e minerar um grande volume de dados, e uma infraestrutura robusta para suportar os sistemas e milhares de acessos simultâneos com bom nível de desempenho.

Com o Detran Cidadão, todos esses requisitos estão sendo atendidos, conforme explica o supervisor de sistemas de trânsito da Prodam, Marcelo Pereira.

“Para esse projeto, nosso foco inicial foi colocar no ar um site que apresentasse as informações sobre o projeto e que contasse com uma área onde os cidadãos interessados pudessem realizar a sua inscrição”, informa Marcelo.

Para colocar o projeto no ar em tempo hábil, Marcelo conta que a Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (Gedes) da Prodam montou uma equipe multidisciplinar, com integrantes de diferentes áreas e que já tinham expertise em ações semelhantes, como o da Vacina Premiada.

“Apesar de envolver o Detran, esse não é um projeto da supervisão de trânsito e sim da Gerência de Desenvolvimento, porque envolveu técnicos de outras supervisões como a de inovação e a de educação”, disse.

Próximo passos – Para a seleção dos beneficiários, os sistemas desenvolvidos pela Prodam farão a análise e o cruzamento das informações fornecidas no site do Detran Cidadão com outros bancos de dados, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).

“A última etapa do projeto será importar o resultado com os nomes dos contemplados para o RENACH, de modo que o sistema consiga identificar quem estará isento de pagar as taxas, garantindo a gratuidade do processo de emissão de CHN”, finalizou Marcelo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias