Quarta, 01 de Dezembro de 2021
31°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Geral Amazonas

Seap inicia curso de NR-10 para internos e colaboradores do CDPM 1

22/11/2021 às 16h15
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Profissionalização preserva segurança de profissionais que trabalham com instalações elétricas, usuários e terceiros

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está ofertando o curso de NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade aos encarcerados e colaboradores do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1) que realizam serviços de manutenção, elétrica e refrigeração na unidade prisional, localizada no ramal do km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). A medida visa, além de oportunizar a obtenção de mais uma profissionalização, prevenir acidentes com eles e outras pessoas.

O curso possui carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pela empresa Safe Engenharia a um total de 30 participantes, divididos em duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. As turmas são formadas por 24 reeducandos do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade e seis colaboradores da empresa terceirizada New Life Gestão Prisional.

Na ementa da capacitação constam conhecimentos sobre riscos em instalações e serviço com eletricidade; técnica de análise e medidas de controle de risco; Normas Técnicas Brasileiras (NBR) da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); equipamentos de proteção coletiva e individual; proteção de combate a incêndio; primeiros socorros; entre outros temas.

De acordo com o diretor do CDPM 1, Dillaney Silva, a realização do curso na unidade prisional “partiu da necessidade de conscientizar o público quanto à importância do conhecimento das normas que balizam os trabalhos que envolvem a elétrica. Tal conhecimento servirá para sua segurança durante o desenvolvimento da atividade diária”.

Antes desta qualificação, a Seap ofertou, em setembro, os cursos de NR-06 (Equipamento de Proteção Individual) e NR-35 (Trabalho em Altura), a 19 e 18 internos, respectivamente. 

O reeducando Theo (nome fictício), de 41 anos, entende a seriedade das Normas Regulamentadoras (NRs). Atuando há um ano e dois meses na manutenção do CDPM 1, ele tem se especializado cada vez mais na área. O interno, que já possui certificação nos cursos de Elétrica, NR-35 e NR-06, busca agora a de NR-10.

“É uma oportunidade de melhorar meu conhecimento em questões de segurança que me traz a possibilidade de seguir as normas e desenvolver minha função de forma mais adequada”, explica ele. “É muito gratificante saber que estou sendo qualificado para meu retorno à sociedade com uma nova profissão. Sei que só posso exercê-la com os cursos de NRs que estão sendo oferecidos e atualizados no sistema prisional”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias