Quarta, 19 de Janeiro de 2022
32°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Justiça Operação Francamente

Polícia e Receita Federal fazem operação em locadoras de Manaus

Outras equipes estão em uma locadora de veículos na avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona centro-sul.

19/11/2021 às 10h37
Por: Redação Fonte: BNC Amazonas
Compartilhe:
Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

Uma operação realizada pela Polícia Federal, Receita Federal, Ministério Público Federal e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) está cumprindo 23 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (17), em Mato Grosso e Amazonas. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Cuiabá.

De acordo com a polícia, a “Operação Francamente” tem como objetivo combater fraudes na comercialização de caminhonetes na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A polícia disse que essa região possui incentivos fiscais devido ao estímulo dado pelo governo ao desenvolvimento regional.

Esses benefícios têm resultado na venda de caminhonetes por um valor menor que o preço usual de venda das demais regiões do país, já que não há recolhimento de tributos federais e estaduais como o IPI, PIS, COFINS e ICMS.

A legislação determina a permanência desses veículos, exclusivamente, na própria localidade e caso haja saída para outros estados, os tributos deverão ser pagos e as restrições documentais retiradas após comprovação de regularização fiscal.

Fraude

Segundo a polícia, a fraude consiste na retirada indevida dessas restrições nos sistemas do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizada por servidor público envolvido no esquema criminoso, para posterior comercialização, em área não beneficiada, por empresas e pessoas físicas.

Os clientes que adquiriam caminhonetes zero km pagavam cerca de R$ 30 mil por veículo.

Conforme as investigações, a prática causou um prejuízo estimado de R$ 500 milhões em tributos sonegados no período investigado.

O nome da Operação traduz a inconformidade das condutas delituosas na região da Zona Franca de Manaus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias