Sábado, 23 de Outubro de 2021
24°

Pancada de chuva

Barreirinha - AM

Cursos & Concursos Oportunidade

Ifam oferta cursos de qualificação no município de Barreirinha

O representante do campus Parintins, ainda informou que Barreirinha é o primeiro município na expansão do Ifam Parintins, mas em 2022, é esperado que Nhamundá também tenha cursos ofertados pelo Instituto Federal.

14/10/2021 às 10h57
Por: Redação Fonte: Barreirinha em Destaque
Compartilhe:
Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque
Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

Na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da Escola Estadual Professora Maria Belém, foi realizado uma palestra para repassar as orientações sobre os cursos: Operador de máquinas e implementos agrícolas além de Operador de beneficiamento de pescado, que estão sendo ofertados pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam). O evento contou com a participação de uma equipe do Ifam Parintins, além de membros da Secretaria de Educação (Semed) que presta apoio logístico.

Marcus Cursino, que representou o Ifam Parintins, informou que apesar de o campus ser do município vizinho ele faz parte da região do Baixo Amazonas e abrange à terra dos Arirambas.

“O Ifam cumpriu seu papel, apesar de ser de Parintins, ele é da região que abrange Barreirinha, muitas vezes existem aquelas pessoas que moram em Barreirinha e que não tem as condições de ir a Parintins fazer o curso, nós estamos vindos até aqui”, contou Marcus.

O representante do campus Parintins, ainda informou que Barreirinha é o primeiro município na expansão do Ifam Parintins, mas em 2022, é esperado que Nhamundá também tenha cursos ofertados pelo Instituto Federal.

Marcus Cursino representou o Ifam Parintins. Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

O barreirinhense Natanael Pessoa, esteve presente no encontro em busca da oportunidade de ingressar no curso de operador de máquinas agrícolas.

“Além de pesar bem no meu currículo o curso de operador de máquinas vai abrir boas portas para mim, estou aproveitando a oportunidade não imaginava que pudesse ter um curso desse em Barreirinha”, afirmou Natanael.

O curso de Operador de beneficiamento de pescado conta com a carga horaria de 210 horas, e busca proporcionar aos discentes conhecimentos sobre tecnologia de pescados e seus derivados, assim como a industrialização de produtos e utilização de subprodutos da indústria pesqueira, aplicando os fundamentos da tecnologia no manuseio, beneficiamento, armazenamento e conservação do pescado. Já o curso de Operado de Máquinas dispõe de 196 horas totais, e tem como objetivo geral: Operar maquinas e implementos agrícolas e desenvolver estudos inerentes ao planejamento, orientação, monitoramento e uso de máquinas e implementos agrícolas obedecendo às normas de segurança, utilização adequada dos equipamentos e maquinas agrícolas, visando otimização e viabilidade da obtenção de alta produtividade.

Ângela Simões que é coordenadora do Ifam Barreirinha, relatou que em breve é possível que sejam disponibilizados novos cursos ao município e ambos que estão sendo ofertados inciam no dia 29 de outubro.

“É de fundamental importância para o povo barreirinhense ter o Ifam em Barreirinha, nós almejávamos há muito tempo esses cursos no município. Esses cursos foram uma escolha entre o Instituo e o município, nós temos em outubro uma Audiência Pública, para buscar novos cursos para Barreirinha, como cursos técnicos e graduação. Para operador de máquinas e operador de beneficiamento os estudos iniciam dia 29 de outubro no Touródromo”, frisou a coordenadora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias