Sexta, 30 de Julho de 2021 01:27
(92) 99347-6361
Geral Amazonas

Alunas da rede estadual são finalistas em olimpíada de História da Unicamp

Três alunas da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, classificaram-se para a grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

24/06/2021 18h35
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Mayza Castro, finalistas em olimpíada de História
Mayza Castro, finalistas em olimpíada de História

Três alunas da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, localizada na zona sul de Manaus, classificaram-se para a grande final da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A unidade escolar é a única instituição pública a representar o Amazonas na disputa. Em sua 13ª edição, a competição é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e traz uma proposta inovadora de estudar a História do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Sob orientação do professor Thiago Bezerra, as estudantes Beatriz Alfaia, Mayza Castro e Stefanny Lima foram selecionadas, em meio a 415 grupos de 99 cidades, de todos os estados do país. As finalistas estão concorrendo a medalhas de bronze, prata e ouro, em uma cerimônia adaptada ao formato on-line, pelo segundo ano, devido à pandemia de Covid-19.

“Eu fico muito feliz, porque é a primeira vez que a nossa escola se inscreve na ONHB e, com um ótimo feito, tornou-se uma das equipes finalistas. Isso mostra, sem dúvida, o potencial dos alunos e os estimula a estar cada vez mais conectados com projetos e atividades promovidas pela escola”, explica o professor orientador Thiago Bezerra.

Já a estudante Mayza Castro, da 3ª série do Ensino Médio, explica que o incentivo dado por um de seus docentes fez a diferença no seu empenho: “De início, eu cheguei a desacreditar do meu potencial, porém, meu professor conversou comigo e disse que via em mim uma aluna com boas notas e boas referências para representar a escola e, assim, tive mais ímpeto e determinação para integrar a equipe”, destaca.

Mayza, a mesma aluna que não se sentia apta, foi a escolhida para responder a prova que será realizada na grande final. “Eu estarei representando a equipe oficialmente, porém, nós três, junto ao professor, estaremos em conjunto, nos preparando para a última avaliação da olimpíada”, finaliza.

Disputa remota 

Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia, os alunos que participaram da ONHB tiveram que acessar a etapa final da disputa de maneira on-line. Sabendo que esse acesso “caseiro” nem sempre é por banda larga e em computadores ou celulares dos mais modernos, a organização da olimpíada criou formas alternativas de acesso e interação com a prova.

A aluna Beatriz Alfaia conta que já se sente uma campeã por ter chegado até esta etapa. “Estamos muito satisfeitas de chegar até a final. Durante esse período de aulas remotas, trabalhamos e nos esforçamos bastante para que nossa equipe se reunisse, via on-line, a fim de estudarmos todos os assuntos exigidos para a participação e avaliação das etapas. Por isso, já sinto que somos campeãs, por todo o esforço que depositamos durante esses meses”, reitera. 

Sobre a edição

 Para participar, os interessados tiveram de formar equipes compostas por um professor de História e três alunos. Cada fase teve duração de uma semana. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, Internet e orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 27,9 mil alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis fases on-line, com a prova para as finalistas sendo realizada no próximo dia 16 de agosto, e a cerimônia de premiação virtual, em 12 de setembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM
Atualizado às 02h16 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 29°

27° Sensação
8.3 km/h Vento
52% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias