Quinta, 29 de Julho de 2021 23:03
(92) 99347-6361
Economia Setor Primário

Barreirinha recebeu cerca de 100 mil pós-larvas de Tambaqui

As pós-larvas ficarão cerca de 45 dias no berçário (tanque) criado pela equipe da Sempa, após o prazo elas estarão prontas para serem distribuídos.

18/06/2021 16h26 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Niash dos Anjos | Barreirinha em Destaque
Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque
Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

A Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) recebeu na tarde desta sexta-feira (18), cerca de 100 mil pós-larvas de Tambaqui, oriundos da Estação de Piscicultura de Balbina, na cidade de Presidente Figueiredo (AM), a reprodução do tambaqui foi realizada no dia 10 de junho. O secretário da pasta Kennedy Andrade contou que um dos objetivos à longo prazo é repovoar áreas de escassez da espécie.

"Temos um projeto de incentivo à cadeia produtiva da piscicultura no município de Barreirinha. Essas 100 mil pós-larvas, serão pra atender a demanda de 15 piscicultores que temos cadastrados na secretaria, também temos o objetivo de fazer o repovoamento de áreas na qual existe uma escassez dessa espécie, como na área indígena e quilombola de Barreirinha", disse o secretário.

Equipe da Sempa e vereador Klelson Alves. Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

Outro ponto importante que o secretário relatou é que futuramente com a abundância do tambaqui, a espécie possa ser fonte de alimento, além de fazer parte da merenda escolar regionalizada e esteja presente na Feira Livre do Produtor Rural de Barreirinha.

Uma das responsáveis pelo monitoramento das pós-larvas é a zootecnista, Wenna Glória relatou sobre os próximos passos que serão adotados pela equipe da Sempa.

"A partir de agora vamos estar monitorando o desenvolvimento das pós-larvas com os técnicos, vamos verificar se a água está oxigenando, fazendo limpeza ao redor do berçário na qual as pós-larvas estão e também verificando se existe algum predador como no caso dos gaviões", disse Wenna.

As Pós-larvas ficaram cerca de 2h em adaptação para se aclimatar com a temperatura do tanque. Foto: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

As pós-larvas ficarão cerca de 45 dias no berçário (tanque) criado pela equipe da Sempa, após o prazo elas estarão prontas para serem distribuídas para os produtores. Para recebimento dos tambaquis esteve presente o vice-prefeito, Ridson Barbosa, além dos vereadores Klelson Alves, Maninho e a equipe da Sempa formada pelo secretário Kennedy Andrade e demais membros da pasta.

A engenheira de pesca Selmira Cruz Andrade, é a responsável pela confecção e projeto da piscicultura na Sempa, a partir de agora, juntamente com os técnicos, ela irá fazer o acompanhamento de todo processo produtivo de todas as fases, que engloba a questão da ambiência, controle na alimentação, planejamento da distribuição, temperatura e etc.

O vereador Klelson Alves, frisou sobre a importância do setor primário no município. "Nós (Câmara Municipal) acreditamos sem dúvida nenhuma que a saída para que o nosso município melhore, é investir com todas as forças no setor primário, investir cada um dentro de suas esferas, tenho certeza que cada vereador está fazendo isso por amor".

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, vem se destacando no setor, existe um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e com o curso de piscicultura coordenado pelo professor Dr. Renato Cardoso, que ajudará no estudo da prospecção (a prospecção é a primeira etapa da análise geológica de um território) das áreas da piscicultura, licenciamento ambiental e também assistência técnica compartilhada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a Sempa.

Fotos: Caio Ramos | Barreirinha Em Destaque

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM
Atualizado às 23h59 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 26° Máx. 32°

27° Sensação
8.1 km/h Vento
47.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (31/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias