Quinta, 24 de Junho de 2021 20:38
(92) 99347-6361
Cultura Caprichoso

Artistas reconhecem ação da diretoria do Boi Caprichoso com oficina de elaboração de projetos culturais

Mais de 80 artistas participaram da formação ministrada pelo cientista social, produtor cultural e conselheiro de arte do Boi Caprichoso, Márcio Braz, nos dias 04 e 05 de maio, na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale.

10/05/2021 19h52
Por: Redação
Artistas reconhecem ação da diretoria do Boi Caprichoso com oficina de elaboração de projetos culturais

“Nunca, nos meus mais de 30 anos dedicados ao Boi Caprichoso, tinha visto uma ação importante como essa da diretoria voltada aos artistas, ainda mais em um momento difícil de pandemia, sem a realização do festival de Parintins, até então nossa única receita econômica”. As palavras otimistas são do vice-presidente do Boi Caprichoso, Karú Carvalho, ao avaliar positivamente a iniciativa do presidente Jender Lobato em proporcionar aos artistas oficina de elaboração de projetos culturais para captação de recursos financeiros.

Mais de 80 artistas participaram da formação ministrada pelo cientista social, produtor cultural e conselheiro de arte do Boi Caprichoso, Márcio Braz, nos dias 04 e 05 de maio, na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale. A iniciativa, de autoria do presidente Jender Lobato e do vice-presidente Karú Carvalho, é uma ação inédita na história dos bumbás de Parintins para tornar os colaboradores do boi aptos aos mecanismos de captação de recursos fora do período da preparação ao Festival de Parintins e ao carnaval brasileiro.

O músico e compositor, Moisés Colares, afirma que esse é o primeiro passo para abertura de oportunidade de acesso à outras fontes econômicas. “É uma sábia decisão da diretoria do Boi Caprichoso em ajudar os artistas que estão precisando muito, diante da impossibilidade das atividades, devido à pandemia. Os artistas já têm, de nascença, os seus dons de fazer pintura, escultura, música, só que muitos, como eu, tinha dificuldade de elaborar projetos. Essa oficina foi muito importante para podermos nos qualificar”, declarou.

A figurinista Lup Design destacou que adquiriu mais conhecimento para atuar além do período do festival e do carnaval. “Agora, a partir dessa capacitação, vamos ter outras formas de arrecadar recursos para vivermos. É uma oportunidade para muitos artistas que estão passando por dificuldades e não conseguiam participar dos projetos disponibilizados pela Prefeitura, Governo do Amazonas e Governo Federal. Essa capacitação vai ajudar bastante a melhorar a vida do artista parintinense”, pontuou.

O artista do tribal, Enisson Menezes - Cebola, disse que a oficina realizada pelo Márcio Braz abriu a mente da categoria para a participação em editais de projetos culturais, sejam públicos ou privados. “Ele ministrou essa capacitação para nos habilitar. Eu saio daqui com a mente totalmente fertilizada e estou feliz. Tenho certeza que isso vai servir para todos meus colegas do Caprichoso. É muito gratificante o que o presidente Jender Lobato e o vice-presidente Karú Carvalho estão fazendo por nós, nos dando essa atenção”, frisou.

Karú Carvalho considerou um marco a formação aos artistas que incentiva a economia criativa. “Deixamos eles esclarecidos sobre os editais. Virão mais coisas boas e vamos oferecer capacitações de empreendedorismo em parceria com o Sebrae - Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Cada um saiu daqui outra pessoa, com a mente mais aberta para chegar à uma empresa, por exemplo, com uma clareza muito grande de conversar, debater e fazer vários projetos. Todos são bons e agora estão mais preparados”, enalteceu.   

O conselheiro de arte, Márcio Braz, explicou que a oficina será reforçada com atendimento ao artistas interessados em participar de editais abertos. “Eles já têm o talento deles, o trabalho de anos, muito mais experiência do que eu. O que eu trouxe foram algumas ferramentas de acesso para que os artistas possam saber colocar as ideias no papel e apresentar a um edital público ou privado, de alguns que estão abertos no Brasil. É um pouco dessa experiência como elaborador e consultor de projetos que eu coloquei aqui para auxiliar os talentosos artistas de Parintins”, ponderou.

Texto: Gerlean Brasil 

Fotos: Pedro Coelho

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins - AM

Parintins - Amazonas

Sobre o município
Parintins é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. É a segunda cidade mais populosa do estado, com 115 363 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.
Barreirinha - AM
Atualizado às 21h28 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

27° Sensação
8.1 km/h Vento
62.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias