Quinta, 24 de Junho de 2021 21:13
(92) 99347-6361
Tecnologia Tecnologia

Estudo revela quais são as raças de cães mais agressivas

Rough Collie e Poodle foram consideradas as mais agressivas, enquanto Labrador e Golden Retriever as mais tranquilas

10/05/2021 12h30
Por: Redação Fonte: R7 - João Melo, Do R7*
Rough Collie foi considerada a raça mais agressiva pelos cientistas - (Foto: Pixabay)
Rough Collie foi considerada a raça mais agressiva pelos cientistas - (Foto: Pixabay)

Quem nunca passou por algum cão na rua e, mesmo do lado de dentro de alguma casa, ele começou a latir e rosnar? O mesmo pode acontecer quando um desconhecido entra na casa de amigos ou familiares que tenham um cachorro de estimação.

Pesquisadores da Universidade de Helsinque, na Finlândia, fizeram um estudo de 9.000 cães de 23 raças diferentes para entender em quais animais esse tipo de comportamento pode ser mais comum. A pesquisa foi publicada na segunda-feira (3), na revista Nature.

Leia mais: 'Me senti pesado': astronautas relatam retorno à Terra na SpaceX

Os resultados mostraram que três raças em especial são as mais agressivas: Rough Collie, Poodle e Schnauzer, respectivamente. No outro extremo, as classificadas como mais calmas são Golden Retriever e Labrador Retriever.

De acordo com os cientistas, em uma comparação entre um Rough Collie e um Labrador Retriever, a probabilidade da primeira raça ser mais agressiva do que a segunda é de 5,44 vezes.

O estudo revelou também que cachorros machos, menores e mais velhos são os que têm maior probabilidade de se comportar com agressividade quando entram em contato com humanos.

Os pesquisadores verificaram que a experiência dos donos em cuidar de pets influencia no comportamento dos animais de estimação, uma vez que os cães que possuem pais de primeira viagem são propensos a ser mais agressivos.

Leia mais: Humanos podem manter até 520 relações de amizade simultâneas

Além disso, o estudo indicou também que cachorros que passam mais tempo na companhia de outros caninos tendem a ser menos agressivos do que aqueles que ficam a maior parte do dia tendo contado apenas com humanos em casa.

O medo que os cães sentem em relação a diversas situações cotidianas também pode ser um fator determinante nos níveis de agressividade dele, assim como, nos mais velhos, dores causadas por doenças relacionadas à idade também podem influenciar alguns comportamentos mais agressivos.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM
Atualizado às 22h00 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

27° Sensação
8 km/h Vento
64.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias