Terça, 11 de Maio de 2021 18:51
(92) 99347-6361
Economia Feira

Retomada do projeto Feira Livre do Produtor movimenta economia de Barreirinha

O prefeito Glenio Seixas, esteve presente no evento e demonstrou satisfação pela grande participação do público que prestigiou os feirantes, adquirindo os produtos expostos.

03/05/2021 10h49
Por: Redação
Retomada do projeto Feira Livre do Produtor movimenta economia de Barreirinha

Com a última edição realizada em dezembro do ano passado, forçando em janeiro a paralisação devido aos efeitos da pandemia de coronavírus, produtores rurais de Barreirinha (distante 331 km de Manaus), participaram na última sexta-feira (30), do retorno da Feira Livre do Produtor Rural, evento realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio das Secretarias de Produção e Abastecimento (Sempa), Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram) e Assistência Social (Semas). Desde as 5h da manhã, os feirantes aguardavam a população debaixo das estruturas montadas na Estação Hidroviária do Município, local que deve sediar a feira neste ano.

O prefeito Glenio Seixas, esteve presente no evento e demonstrou satisfação pela grande participação do público que prestigiou os feirantes, adquirindo os produtos expostos. "A 20ª feira teve a participação de produtores rurais, artistas e artesãos e é isso que estamos vendo, esse sucesso desde as primeiras edições. Todo final de mês estaremos aqui no Porto Hidroviário com essa estrutura maravilhosa, aproveito para deixar um recado aos produtores que ainda não são cadastrados, que procure a Secretaria de Produção e esteja apto a participar conosco", disse. 

Os dados da Sempa apontaram que cerca de 55 feirantes vieram para a Feira, ofertando uma extensa variedade de produtos regionais que foram os mais disputados pelos consumidores. Para Kennedy Andrade, titular da Secretaria de Produção, afirma que os produtores têm a garantia de recursos e renda para dezenas de famílias. "Esse espaço da Feira é a principal vitrine para o Setor Primário do nosso município e isso tem beneficiado o agricultor do interior e também, outros profissionais de áreas como a arte e a cultura, que se apropriam dessa oportunidade para mostrar seus trabalhos, isso é pensar grande e principalmente, fomentar a economia local. Agradeço ao prefeito, Glenio e ao vice-prefeito, Ridson Barbosa por acreditarem nesse projeto", ressaltou.

Arte e Cultura

Além da comercialização de produtos advindos da produção agrícola, a programação contou com um estande exclusivo a classe artística, muito afetada desde o começo da pandemia. O planejamento para movimentar artistas plásticos, artesãos e demais trabalhadores do setor é dedicar um espaço exclusivo dentro da Feira, com exposição e venda de outros artigos como: telas, biojoias, artesanatos produzidos com sementes, madeiras e outros materiais.

“Muitos desses artistas e artesãos foram contemplados pela Lei Emergencial Aldir Blanc, então voltaram a produzir e apostam na Feira para ganhar uma renda extra. Tivemos pouco mais de 20 expositores no evento e a população veio até o local para ajudar a esses trabalhadores, adquirindo seus produtos”, destacou Eronildo Cabral, secretário de cultura de Barreirinha.

Serviço Social

A Semas, umas das parceiras da Feira desde as primeiras edições, realiza cursos de geração de renda proveniente dos Programas Sociais Federais. As pessoas que participam destes projetos trabalham com a confecção de tiaras, rouparia de cozinha (toalhas, guardanapos, panos de prato), sandálias customizadas, recicláveis, pintura e bordado. Estes produtos também estiveram à disposição dos consumidores a um preço bem acessível, de acordo com a secretária de Assistência Social, Gleide Conceição.

Protocolos de Saúde

A Feira Livre do Produtor Rural, teve um esquema fortalecido com os protocolos sanitários necessários, uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool em gel 70% e distanciamento social no local, além do acompanhamento total da Gerência de Vigilância em Saúde do município. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM
Atualizado às 19h14 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

33° Sensação
7.5 km/h Vento
60.8% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias