Terça, 11 de Maio de 2021 17:49
(92) 99347-6361
Cultura Artista

Artista plástico de Barreirinha faz exposição de obras sobre os ‘dons da Terra’

O artista plástico Josivan Castro da Silva, de 22 anos, realizou nesta semana a primeira exposição individual da sua carreira. Intitulada “Barreirinha: Desbravando os Dons da Terra”, a exibição possui diferentes olhares do autor sobre a cultura do município amazonense, local onde nasceu.

25/04/2021 18h01
Por: Redação Fonte: REVISTA CENARIUM
Artista plástico Josivan Castro da Silva tem 22 anos e mais de 100 obras produzias (Arquivo Pessoal/Reprodução)
Artista plástico Josivan Castro da Silva tem 22 anos e mais de 100 obras produzias (Arquivo Pessoal/Reprodução)

O artista plástico Josivan Castro da Silva, de 22 anos, realiza nesta semana a primeira exposição individual da sua carreira. Intitulada “Barreirinha: Desbravando os Dons da Terra”, a exibição possui diferentes olhares do autor sobre a cultura do município amazonense, local onde nasceu. Por conta da pandemia da Covid-19, a exibição das obras de arte do jovem será de forma virtual e elas estarão disponíveis nas suas redes sociais.

“Na exposição, resolvi buscar e olhar para trás na minha caminhada até aqui e mostrar para a sociedade o meu talento e o nome de Barreirinha, o qual eu, filho da terra, tenho esse talento”, contou o artista nesta terça-feira, 13, em entrevista à REVISTA CENARIUM.

Josinan é natural do município de Barreirinha, localizado a 330 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus. Em entrevista à reportagem nesta terça-feira, 13, o jovem contou sobre sua trajetória, enquanto artista amazonense, as inspirações para produzir suas obras e os sonhos como profissional das artes plásticas.

“Comecei a desenvolver esse dom na escola. Com os anos, vim me aprimorando e hoje, graças a Deus, dominei várias técnicas da arte em pinturas de onde tiro meu sustento. Sou estudante de Técnico em Enfermagem e Licenciatura em História, dessa arte que eu consigo manter esses estudos”, lembrou

Apesar da pouca idade e de nunca ter tido um professor na área, Josivan já tem mais de 100 obras produzidas e participações de eventos como a exposição “Salão de Artes Parintins em Cores” e o concurso de telas “A estrela que te dei”. A exposição “Barreirinha: Desbravando os Dons da Terra” terá a exibição de 22 obras.

“Minhas obras variam muito de acordo com o tema que abordo, como o realismo, abstracionismo, aquarelas, entre outros estilos que gosto muito de sempre ir estudando e experimentando”, destacou.

O Galinheiro

Umas das obras do artista plástico é a tela “O Galinheiro”, que traz uma reflexão sobre a cultura do caboclo do interior que, por meio da criação de galos e galinhas, busca o sustento da família. “Essa obra partiu de uma visão para nosso modo caboclo da criação dessas aves no terreiro, no interior, no seu quintal, o que é muito comum de ver no nosso povo”, enfatizou.

Em 2020, Josivan foi o vencedor do concurso de telas “A estrela que te dei”, promovido pelo poeta Tiago Hakiy, evento que fez parte do projeto de lançamento do livro de poesia de mesmo nome. A obra do artista foi escolhida para a capa do livro do poeta.

“Como todo artista, meu objetivo é mostrar para o mundo a minha arte, e inspirar outras pessoas a experimentar esse talento. Se Deus quiser, pretendo levar essa minha arte para o resto do mundo”, frisou Josivan Castro.

As telas estão disponíveis para venda no Facebook de Josivan e na página “Barreirinha em Destaque”. Para quem deseja ter acesso às obras, o artista disponibilizou o e-mail [email protected] e o telefone (92) 99509-4056 para contato.

Confira algumas obras do artista plástico:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barreirinha - AM
Atualizado às 18h30 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

33° Sensação
4.2 km/h Vento
60.7% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias