Quarta, 09 de Julho de 2025
22°C 34°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Escola Estadual de Barreirinha ganha documentário sobre projeto que enaltece a Literatura Amazonense

Documentário tem como objetivo preservar a memória coletiva e as tradições dos povos indígenas, ribeirinhos e caboclos

Redação
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
27/06/2025 às 10h45 Atualizada em 27/06/2025 às 12h31
Escola Estadual de Barreirinha ganha documentário sobre projeto que enaltece a Literatura Amazonense
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e Juliano do Click/Barreirinha Em Destaque

O projeto “Oficina de Literatura Amazonense”, da Escola Estadual (EE) Professora Maria Belém, localizada no município de Barreirinha (a 331 quilômetros de Manaus), em sua oitava edição, será registrado de maneira audiovisual no documentário “Literatura Amazonense: Uma viagem na interpretação poética dos jovens barreirinhense”, que está na fase final de produção e é resultado do fomento da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo.

O projeto surgiu durante as aulas da disciplina de Literatura, ministradas pelo professor Haraldo Beltrão, que sugeriu aos alunos uma apresentação da Literatura Amazonense por meio de teatro, danças, desfiles e, nas últimas versões, em forma de musicais. Desde 2018 os alunos se reúnem no mês de novembro para apresentarem a culminância do projeto em um evento aberto no Centro de Eventos João Bezerra dos Santos, importante espaço público para a cultura de Barreirinha. 

Em 2024, o tema do projeto foi “Uma viagem poética na antropologia dos ritos indígenas”. Todas as turmas da escola participaram de maneira ativa na produção e na execução do projeto, que contou com declamação de poesias, danças amazônicas e apresentação de rituais indígenas. Para o professor Haraldo Beltrão, a partir dessa atividade os alunos passam a conhecer mais sobre a cultura do município e sobre a própria ancestralidade.

“Muitos estudantes têm origem indígena e não sabem muito sobre sua cultura, a cultura da sua família, por estarem desde o nascimento já na cidade. Por meio do projeto a gente consegue desmistificar muitas questões e trazer para eles esse orgulho indígena”, afirmou o professor. 

Incentivo ao conhecimento da literatura amazonense

Durante todo o ano, os professores se empenham em apresentar obras da literatura amazonense de autores célebres como Thiago de Mello, Nelson Farias e Tenório Telles. A conclusão do projeto envolve toda a comunidade escolar, além do Conselho Escolar da unidade de ensino, reconhecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas como entidade cultural por conta das atividades desenvolvidas no contexto educacional e pelo impacto positivo que esses trabalhos têm proporcionado aos alunos. 

O documentário, que mostrará desde a fase inicial do projeto até a apresentação, terá a duração de 25 minutos e está na fase final de produção. As gravações foram feitas na última edição, em 2024, e tem previsão de lançamento para o mês de julho de 2025. As câmeras acompanharam os alunos durante toda a preparação para o evento dentro do espaço escolar, registrando a confecção das indumentárias e alegorias.

“A necessidade de documentar o processo de transformação e preparo da poética da literatura Amazonense decorre da valorização em preservar e disseminar o patrimônio cultural da região. Além disso, compreender a literatura local permite uma maior apreciação das narrativas que moldam a identidade do povo Amazonense”, afirmou o diretor da unidade escolar, Tarcísio Tavares.

Para o aluno Raimundo Eduardo, da turma do 2º ano, a literatura amazonense é um tesouro de histórias, lendas e mitos que refletem a rica diversidade cultural da Amazônia. De acordo com Raimundo, com o documentário mais pessoas poderão conhecer a cultura do município.

“É importante ressaltar que esse projeto mostra a nossa cultura, nossa vivência, sobre várias formas, do ponto de vista barreirinhense. É uma grande honra para nós, como alunos, ver nosso projeto ser divulgado pelos estados, municípios, pois isso mostra que nosso trabalho não é em vão”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias