Quarta, 09 de Julho de 2025
22°C 34°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos

Para o presidente, proposta do governo promove “justiça tributária”

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
20/06/2025 às 07h47
Lula defende aumento do IOF como forma de financiar gastos públicos
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu, nesta quinta-feira (19), a proposta do governo federal de promover mudanças nas regras do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), incluindo o aumento das alíquotas cobradas atualmente.

“O IOF do Haddad [ministro da Fazenda], não tem nada demais”, disse Lula ao participar do podcast Mano a Mano, apresentado pelo músico e compositor Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e disponibilizado nesta quinta-feira (19).

“O Haddad quer que as bets paguem [mais] imposto de renda; que as fintechs paguem; que os bancos paguem. Só um pouquinho, para a gente poder fazer a compensação, porque toda vez que a gente vai ultrapassar o arcabouço fiscal, temos que cortar no Orçamento”, acrescentou o presidente, admitindo que o aumento do IOF “é um pouco para fazer esta compensação” e evitar cortes orçamentários.

As declarações do presidente ocorrem em meio à forte resistência do Congresso Nacional a alterações no IOF. Na última segunda-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou , por 346 votos a 97, a urgência para a tramitação do projeto legislativo (PDL 314/25) que trata da possível suspensão dos efeitos do recente decreto do governo federal sobre mudanças nas regras do IOF.

“A gente quer fazer justiça tributária. Queremos que as pessoas que ganham mais, paguem mais [impostos]. Que quem ganha menos, pague menos. E que as pessoas vulneráveis não paguem impostos”, declarou o presidente.

A aprovação da urgência permite que o Plenário da Câmara dos Deputados vote o decreto do governo sem que este seja discutido nas comissões parlamentares. O decreto do governo foi apresentado no último dia 11, junto com uma Medida Provisória também relacionada ao IOF.

Com uma proposta de corte de gastos, as duas recentes medidas foram anunciadas como uma forma do governo recalibrar proposta anterior, de 22 de maio – quando a equipe econômica anunciou o contingenciamento de R$ 31,3 bilhões do Orçamento Geral da União a fim de assegurar o cumprimento da meta fiscal estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, o governo propôs elevar a alíquota de várias operações financeiras, incluindo o IOF, mas recuou no mesmo dia, diante das críticas de empresários e parlamentares, incluindo alguns da própria base governista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto:Divulgação
Henrique Medeiros Há 2 dias

Ex-vereador de Parintins é nomeado superintendente de Saúde de Lula no AM

Henrique Medeiros é filiado ao PSD, de Omar Aziz, e disputou vaga de vereador em Manaus, em 2024

Foto: Divulgação
Eleição do PT Há 2 dias

PT de Barreirinha elege nova presidência e reforça compromisso com democracia interna

Deputado estadual Sinésio Campos também foi reconduzido à presidência do partido no Amazonas

Cassado Há 1 semana

Elan Alencar tem mandato cassado por fraude à Cota de Gênero em Manaus

A decisão, proferida pelo juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, atendeu a uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) por descumprimento da cota de gênero.

Foto:Divulgação
Thiago Abrahim Há 2 semanas

Tramita na Aleam projeto que prevê sanções a estabelecimentos que façam apologia à pedofilia e violência sexual infantil

Ainda de acordo com a matéria, para exercer essa função, os conselheiros deverão apresentar sua credencial funcional no local; comprovar que está no exercício de suas atribuições legais; limitar sua permanência ao tempo estritamente necessário para a verificação dos fatos ou situação de risco relatada.

Reajuste Há 3 semanas

Vereadores aprovam reajuste salarial de 10% para servidores efetivos da Prefeitura Barreirinha

O vereador Dr. Klelson (União), relator nas Comissões de Constituição e Justiça e de Redação Final, liderou as articulações para incluir a matéria na pauta e viabilizar a votação no mesmo dia, considerando o feriado de Corpus Christi.

Lenium - Criar site de notícias