Quarta, 09 de Julho de 2025
22°C 34°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Sonho realizado: Barreirinha terá ensino superior gratuito com novo polo da Universidade Aberta do Brasil 

Com estrutura moderna e parcerias com instituições como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Barreirinha se consolida como referência em democratização do ensino superior na região amazônica.

Redação
Por: Redação Fonte: Graciane Marinho/Barreirinha Em Destaque
19/06/2025 às 10h35 Atualizada em 19/06/2025 às 14h12
Sonho realizado: Barreirinha terá ensino superior gratuito com novo polo da Universidade Aberta do Brasil 
Fotos: Caio Ramos/Bareirinha Em Destaque
Novo prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Fotos: Caio Ramos

A cidade de Barreirinha está prestes a viver um momento histórico com a conclusão das obras do prédio Universidade Aberta do Brasil(UAB), um investimento estruturante que simboliza um avanço concreto no acesso ao ensino superior e à educação digital no município.

Iniciada na gestão do ex-prefeito Glenio Seixas e finalizada pelo atual prefeito Darlan Taveira, a obra será a sede do novo polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Barreirinha, projeto aguardado há anos pela comunidade e que agora se aproxima da realidade.

O Pólo ofertará cursos gratuitos de informática e outras formações voltadas a cursos de nível superior. Além disso, a estrutura atenderá aos critérios exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a implantação oficial do polo da UAB.

Novo prédio do Centro Digital Ariramba/Fotos: Caio Ramos

Segundo o secretário municipal de Educação, Kemeson Lopes, Barreirinha já possui tradição em parcerias com instituições de ensino superior, como a Universidade  Federal do Amazonas (UFAM), com um curso de Gestão Ambiental. Agora, o município avança para consolidar sua participação na rede nacional da UAB.

Secretário Municipal de Educação Kemeson Lopes: Foto:José de Oliveira

“Para a implantação do polo, é necessário dispor de salas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, secretaria, auditório e demais espaços que garantam a qualidade do ensino. Por isso, o centro foi construído no complexo da Escola Hilma Dutra. Já enviamos ofícios à CAPES e aguardamos apenas a liberação oficial para iniciar as atividades”, explicou o secretário.

Com a autorização, Barreirinha poderá ofertar cursos de graduação e pós-graduação de universidades públicas de todo o país. “Já temos três cursos confirmados pela UAB para início em julho. Inicialmente seriam cinco, mas apenas três foram liberados nesta primeira fase. Ainda assim, é um marco histórico para nossa cidade”, destacou Lopes.

Os cursos funcionarão em formato semipresencial. Apesar de serem oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD), os alunos contarão com encontros presenciais com professores enviados pelas universidades, além de estrutura física e tecnológica para garantir a inclusão de quem não possui acesso à internet ou computador em casa.

Secretário Municipal de Educação Kemeson Lopes: Foto:José de Oliveira

“A chegada desse polo é um divisor de águas. Vai beneficiar não apenas Barreirinha, mas também comunidades vizinhas, oferecendo oportunidades reais para que jovens e adultos possam cursar uma faculdade sem sair do município, sem os desafios de moradia e deslocamento. É um sonho antigo que agora se torna realidade”, afirmou o secretário.

Além de atender à população da zona urbana, o polo será fundamental na formação de indígenas e quilombolas da região, ampliando ainda mais o alcance social da iniciativa.

Com estrutura moderna e parcerias com instituições como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Barreirinha se consolida como referência em democratização do ensino superior na região amazônica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias