Sábado, 21 de Junho de 2025
23°C 33°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Mulher é resgatada após 22 anos de trabalho escravo em casa de luxo em Manaus

A Mulher , foi resgatada no último dia 5 de junho de uma residência no bairro nobre da Ponta Negra, em Manaus (AM), após passar 22 anos em situação análoga à escravidão.

Redação
Por: Redação Fonte: Site: Segundo a Segundo
07/06/2025 às 12h01
Mulher é resgatada após 22 anos de trabalho escravo em casa de luxo em Manaus
Quarto onde mulher foi resgatada em Manaus, após denúncia de trabalho análogo à escravidão/Foto: Divulgação

Uma mulher de 34 anos, que era trabalhadora doméstica, foi resgatada no último dia 5 de junho de uma residência no bairro nobre da Ponta Negra, em Manaus (AM), após passar 22 anos em situação análoga à escravidão. A mulher começou a trabalhar na casa aos 12 anos, com a promessa de cuidar de uma idosa, ser bem tratada e ter acesso à educação. Contudo, a realidade foi marcada por exploração, abandono e trabalho forçado.

A ação de resgate foi coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF) e da Defensoria Pública da União (DPU). A vítima vivia sem carteira assinada, sem remuneração adequada, em jornadas exaustivas e sem autonomia. Morava em um quarto precário, sem guarda-roupa, ar-condicionado ou produtos básicos de higiene. Chegou a trabalhar descalça e sem acesso a xampu.

Além dos serviços domésticos, ela também produzia doces vendidos pelo empregador. Os poucos pagamentos recebidos eram justificados sob o argumento de que ela “fazia parte da família”.

Após o resgate, a trabalhadora recebeu apoio psicossocial da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e foi reintegrada à sua família biológica.

Desde 1995, mais de 65 mil trabalhadores foram resgatados de condições semelhantes no Brasil, segundo dados do Radar do Trabalho Escravo. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Sistema Ipê (https://ipe.sit.trabalho.gov.br).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fotos: Niash dos Anjos e Jair Carneiro
Naufrágio no Rio Há 5 dias

Corpo da segunda vítima do naufrágio no Rio Andirá foi encontrado

Informações que chegam a redação do Barreirinha Em Destaque é de que Paulo Barbosa,(Politana), boiou na manhã desta segunda-feira (16), às margens do Rio Andirá.

Foto:Graciane Marinho/Barreirinha Em Destaque
Tragédia Há 7 dias

Tragédia no Rio Andirá: Canoa tipo rabeta naufraga com três ocupantes e deixa dois mortos em Barreirinha

A embarcação havia saído da sede do município com destino à comunidade do Tucumanduba, levando o senhor Valentim Ferreira, de 79 anos; um homem conhecido como Politano, ainda desaparecido; e Samuel, que sobreviveu ao naufrágio.

Foto:1° GPM Barreirinha
Violência Doméstica Há 1 semana

Homem é detido por violência familiar contra a irmã em Barreirinha

A vítima, uma mulher de 29 anos, acionou a guarnição por meio da Linha Direta, informando que seu irmão, Lucas Alves Gaia, também de 29 anos, havia chegado em casa embriagado, empurrando-a, proferindo ofensas e ameaçando-a com uma faca.

Operação Impacto Há 2 semanas

PM apreende mulher com mais de 500 gramas de entorpecentes em barco de Barreirinha

Ela vinha de Manaus na embarcação São Francisco do Anamã. Ao chegar ao Terminal Hidroviário de Barreirinha, a equipe do Canil realizou buscas nas bagagens dos passageiros, e a cadela Iacy, da raça Pastor Belga, farejou uma bolsa suspeita.  

Operação Há 2 semanas

Operação Impacto inicia com apreensão e abordagens em Barreirinha

As forças de segurança estarão atuando nos próximos dias na sede municipal e zona rural.

Lenium - Criar site de notícias