A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o acidente fatal registrado na estrada Odovaldo Novo, nas proximidades do bairro Pascoal Alaggio, ocorrido na noite do último sábado (24). O caso terminou com a morte de Francinaldo da Silva, de 55 anos, e do renomado artista do Boi Garantido, Augusto Belém, de 53 anos, mais conhecido como "Agostinho" no meio artístico do município.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela polícia ajudam nas investigações. O vídeo mostra o momento exato do acidente. Conforme as imagens, os condutores vinham em sentidos opostos, quando um deles tentou ultrapassar um carro que estava a frente, entrando na contramão. A manobra provocou a colisão frontal e violenta entre os veículos. Ambos os motoristas não usavam capacete e ficaram gravemente feridos.
As vítimas foram socorridas pela Central de Resgate de Parintins e em seguida foram encaminhadas para o Hospital Jofre Cohen. Agostinho morreu ainda na noite de sábado, cerca de duas horas após a ocorrência. Já Francinaldo não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã de domingo (25).
As mortes de Augusto Belém e Francinaldo Silva abriram a estatística de óbitos no trânsito de Parintins em 2025.
De acordo com dados da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins, baseados em um levantamento do Observatório Nacional de Trânsito, houve um aumento expressivo do número de acidentes e mortes no trânsito de Parintins nos últimos entre 2023 e 2024. No caso de acidentes, o aumento alcançou 38% de alta. No caso de mortes, o aumento foi de 72%.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins (3ª DIP).