Sábado, 21 de Junho de 2025
23°C 33°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas começa processo de envasamento de copos temáticos ‘Água nas Torcidas’

O objetivo é garantir o acesso à água tratada para brincantes e turistas com a distribuição em pontos estratégicos do Festival de Parintins

Redação
Por: Redação Fonte: Secretaria de Comunicação do Amazonas -Secom/Am
27/05/2025 às 12h17 Atualizada em 27/05/2025 às 12h27
Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas começa processo de envasamento de copos temáticos ‘Água nas Torcidas’
Laboratorista da Cosama, Regiane da Silva - FOTOS: Mauro Neto/Secom

O 58º Festival de Parintins, que acontece este ano nos dias 27, 28 e 29 de junho, vai contar com a distribuição gratuita de 600 mil copos temáticos dos bois Caprichoso e Garantido na ação “Água nas Torcidas”, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Para garantir a entrega da produção, o processo de envasamento dos copos começou a ser realizado no dia 23 de maio, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). 

“Nosso objetivo é garantir o acesso à água tratada e de qualidade para brincantes e turistas que participam do Festival de Parintins. Este ano, iremos intensificar a distribuição em pontos estratégicos do evento e promover ações em parceria com tricicleiros e catadores”, destacou a diretora-presidente interina da Cosama, Deisiane Erculano. 

Em abril deste ano, o Governo do Amazonas e a Cosama assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a realização da ação “Água nas Torcidas”. Para a edição de 2025, a parceria contempla a doação de 600 mil copos, que serão divididos para as agremiações folclóricas e para a população em pontos estratégicos de Parintins. 

O “Água nas Torcidas” atende às filas das galeras dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, área externa do Bumbódromo, e em diversos pontos estratégicos da cidade (porto hidroviário, aeroporto, orla, mercado municipal, catedral e feira da Francesa). Cada agremiação folclórica recebe um quantitativo de copos para distribuição nos bastidores, atendendo aos trabalhadores dos galpões e brincantes.

Processo produtivo

O processo de envasamento dos copos que serão distribuídos na Ilha Tupinambarana começa pelo tratamento e qualidade da água dos copos envazados, que passam por um rigoroso processo, que vai desde a captação subterrânea até o envase e armazenamento, garantindo que todas as normas vigentes sejam atendidas. 

“Aqui temos três pontos de coleta para análise: a primeira que fazemos da torneira; a segunda que é feita no pós-filtro da água; e a terceira onde analisamos a água que já está no copo”, disse a laboratorista da fábrica estadual, Regiane da Silva.

Fábrica estadual

A fábrica estadual envasadora de água tratada foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, em 2022, e completa três anos de funcionamento no dia 10 de junho. Nesse período, a fábrica já distribuiu mais de dois milhões de copos de água. A fábrica estadual é responsável por beneficiar comunidades rurais e atender ações do Governo do Amazonas em momentos críticos, como a estiagem e enchentes, ações de ajuda humanitária, e eventos socioculturais com a disponibilidade de acesso à água tratada no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias