Nova Olinda do Norte (AM) – Uma tentativa de rebelião no 47º Distrito Integrado de Polícia (DIP) terminou com um detento morto e outro gravemente ferido durante a madrugada desta terça-feira (27), por volta da 1h. A ação criminosa ocorreu na Avenida Janary Nunes, no Centro da cidade, e foi rapidamente contida graças à atuação conjunta da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Segundo o relatório policial, a equipe do 1º Pelotão da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada via Linha Direta após um alerta de que detentos estavam tentando iniciar uma rebelião dentro da unidade prisional. No local, os policiais se depararam com dois detentos alvejados e um terceiro simulando uma overdose de medicamentos.
A rápida resposta da PM, com o apoio da Guarda Municipal e sob o comando do 1º Tenente Ageu de Araújo, evitou uma tragédia ainda maior. De acordo com a investigadora Hanna, os presos simularam um mal súbito para que um deles fosse retirado da cela. No momento da ação, três detentos avançaram contra os policiais civis. Dois tentaram tomar a arma da investigadora, mas foram neutralizados após troca de tiros com os agentes de segurança.
Os presos atingidos foram Alyson da Silva Oliveira, de 27 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, e Ezequias Ramos Ribeiro, de 26 anos, que permanece internado após passar por cirurgia. Um estoque improvisado com cabo de colher e outro perfurante de osso foram apreendidos durante a ocorrência.
A situação foi controlada pelas forças de segurança, que também realizaram a contenção dos demais presos e acompanharam os feridos até o hospital da cidade. O caso segue sob responsabilidade do delegado Everaldo Carneiro, titular do 47° DIP, que dará continuidade às investigações.