O instituto Direto ao Ponto Pesquisas divulgou um novo levantamento de intenção de voto espontânea para deputado estadual no Amazonas, revelando os nomes mais citados pela população em Manaus e em 15 municípios do interior do estado. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 19 de abril de 2025 e ouviu 2.002 eleitores de forma presencial.
No levantamento espontâneo – quando o entrevistado responde livremente, sem a apresentação de uma lista de candidatos – nenhum nome ultrapassou a marca de 1% das citações. Isso mostra que o cenário segue pulverizado e ainda indefinido para a disputa legislativa estadual.
Os nomes mais lembrados pela população foram:
Sargento Salazar – 0,9%
Roberto Cidade – 0,7%
Carlinhos Bessa – 0,6%
Cristiano D'Angelo - 0,6%
Dra. Mayara – 0,5%
Mayra Dias, Sinésio Campos, Thiago Abrahim, Wilker Barreto, Frederico Júnior – 0,4% cada.
Cabo Maciel, Daniel Almeida, Nathan Macena, João Luiz – 0,3% cada.
Outros nomes que pontuaram com 0,2% das intenções incluem: Eraldo CB, Felipe Souza, Mario Cezar Filho, Rodrigo Guedes, Rozenha, Joana Darc, Lucio Flavio, Saul Bemerguy, Alessandra Campelo, Dr. George Lins, Delegado Péricles, Capitão Carpê, e Delegado Rodrigo Sá.
Candidatos como Comandante Dan, Marcelo Palhano, Abdala Fraxe, Brena Dianná, Delegado Pablo, Dom Marquês, Dr. Eduardo Assis, Júnior Leite, Kennedy M. Protetor, Rauzinho, Sabá Reis e Adjuto Afonso obtiveram 0,1% cada.
A margem de erro da pesquisa é de 2,25 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95,5%. A amostragem contemplou eleitores de Manaus e dos municípios de Autazes, Careiro, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tefé, Novo Airão, Tabatinga e Humaitá.
Apesar dos percentuais baixos, o levantamento oferece um panorama inicial de quem está no radar dos eleitores neste começo de pré-campanha para as eleições de outubro. A espontaneidade das respostas também reflete o grau de conhecimento e popularidade dos possíveis candidatos junto à população.
A corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa promete ser acirrada, e o cenário deve ganhar novos contornos com o avanço das articulações políticas e o início oficial das campanhas.