Mais de 7 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames, foram realizados pelo Barco Hospital São João XXIII, na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). A sétima expedição do barco teve início no dia 9 de abril e encerrou na segunda-feira (14/04).
O Barco Hospital é uma parceria entre o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Em cinco dias, foram realizados mais de 3 mil exames, incluindo laboratoriais, raio-X, mamografia e ultrassonografia, além de 1.137 consultas, 372 cirurgias de média e baixa complexidade, 88 internações e a dispensação de 1.177 kits de medicamentos, entre outros atendimentos.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, outras dez comunidades rurais e vilas vizinhas, como Lindóia, Engenho e Iporá, foram contempladas na ação, ampliando o acesso à saúde para as áreas rurais do município. “Essa é uma estratégia que leva saúde onde, muitas vezes, o acesso é difícil. Estamos cumprindo o nosso compromisso de chegar até os que mais precisam, com estrutura de qualidade e atendimento humanizado”, afirmou a secretária.
Segundo o diretor do barco, Frei Alberto, a adesão da comunidade foi expressiva. “Realizamos mais de 300 procedimentos cirúrgicos. Isso mostra que estamos garantindo uma saúde acessível para a população ribeirinha do Amazonas”, disse.
A agricultora Hadassa Silva, moradora do Lago do Paricá, contou que ela e familiares aproveitaram a oportunidade para realizar vários procedimentos. “Meu esposo fez uma cirurgia de hérnia, minha irmã operou a vesícula e minha mãe, de 77 anos, também conseguiu fazer a mesma cirurgia de vesícula. Já eu, consegui fazer todos os meus exames, raio-X e mamografia”, relatou.
Desde a primeira expedição, o Barco Hospital já realizou mais de 35 mil atendimentos, entre eles, procedimentos cirúrgicos, incluindo dois partos cesariana, um feito inédito para a unidade fluvial.
Estrutura moderna
O Barco Hospital São João XXIII possui três andares e é equipado com tecnologia de ponta para atendimento hospitalar. Conta com 14 leitos, sendo dez para internação e quatro para recuperação pós-anestésica.
A embarcação dispõe de um centro cirúrgico oftalmológico e dois centros cirúrgicos gerais, equipados para videocirurgias. Além das áreas médicas, o barco conta com infraestrutura completa e ambulanchas, que oferecem suporte para eventuais encaminhamentos de urgência e casos de alta complexidade.
Expedições
Itacoatiara foi o sétimo município a receber os serviços do Barco Hospital São João XXIII. As expedições já contemplaram Codajás, Anori, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri e Novo Airão.
O funcionamento do Barco Hospital São João XXIII é viabilizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. A unidade foi construída pela instituição com apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, garantindo assistência de saúde às comunidades ribeirinhas.
Itacoatiara recebe mais de 10 mil atendimentos em “Barco Hospital”
O município de Itacoatiara realizou mais de 10 mil atendimentos médicos fluviais, através do Barco Hospital São João XXIII, na Vila de Novo Remanso. A ação foi realizada em parceria da prefeitura de Itacoatiara e governo do estado, fruto de requerimento do deputado Thiago Abrahim (União Brasil).
Segundo o parlamentar, a realidade das comunidades do interior, especialmente as ribeirinhas, é marcada pela escassez de infraestrutura e pela distância dos grandes centros urbanos, o que compromete significativamente o acesso ao sistema de saúde pública.
“Registro aqui que foram realizados mais de 10 mil atendimentos médicos com serviços de ginecologia, pediatra, oncologista, neurologista, psicologia, odontologia, quites de medicação, mamografia e eletrocardiograma Foram realizadas 130 cirurgias de média e grande complexidade. As comunidades ribeirinhas, muitas vezes, enfrentam grandes dificuldades para acessar os serviços médicos essenciais, em razão da limitação da infraestrutura terrestre e da distância até os centros urbanos. Na maioria dos locais, o acesso ao sistema de saúde pública é escasso, e a população precisa percorrer longas distâncias ou até mesmo esperar meses para serem atendidas por especialistas”, afirmou Abrahim.
O deputado ressaltou que a presença de uma unidade fluvial de saúde, como o Barco Hospital São João XXIII, é uma alternativa eficaz e estratégica para atender essas populações isoladas. A embarcação é equipada para oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas, exames laboratoriais, atendimento odontológico, pequenas cirurgias e até procedimentos de urgência.
“O Barco Hospital é uma solução móvel e eficiente que pode salvar vidas, reduzindo os impactos da carência de recursos médicos em áreas remotas e garantindo o direito à saúde e ao bem-estar da população. É uma medida essencial, principalmente em situações de emergência”, destacou o parlamentar.
A iniciativa reforça o compromisso do deputado com a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e a interiorização dos serviços públicos de saúde.
“Quero destacar o empenho do prefeito Mário Abrahim que revitalizou e construiu novas Unidades Básicas de Atendimento (UBS), construção da policlínica que atende 14 especialidades, a criação do primeiro Centro de Referência do Autismo, entre outros”, concluiu.