Ao longo do ano, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempa), vai estar presente na zona rural do município fomentando a produção agrícola por meio do projeto de mecanização.
O projeto, desenvolvido junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), teve seu início nesta segunda-feira (24), na comunidade Castanhal, localizada na região do Rio Andirá.
O prefeito Darlan Taveira, ao lado do vice-prefeito Márcio Rogério, vereador Dedé Pedreno e secretários municipais, esteve presente junto aos produtores rurais para anunciar os trabalho que estão sendo executados.
A ação iniciada na comunidade Castanhal foi o pontapé inicial e deve abranger outras localidades. “Nosso objetivo é incentivar a criação de sistemas agroflorestais, uma forma de cultivo que combina vários tipos de culturas agrícolas. Dentro de um planejamento vamos chegar até outras localidades e com isso beneficiar muitos produtores rurais, sobretudo nossa população que terá produtos com mais qualidade em suas mesas”, afirma o secretário da Sempa, Kennedy Andrade.
Além da mecanização de áreas, o projeto inclui emissão de Carteira do Produtor, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), palestras, além da presença de serviços assistenciais do Cadastro Único e cadastro para emissão de Carteira de Identidade.
A agricultora Eldinei Pereira expressou felicidade por sua comunidade ser beneficiada com o investimento no setor. “Isso traz mais melhoria para nossa produção e conseguir melhor preço no mercado, gerando renda para nossa família e comunidade. Agora depende de cada um de nós abraçar esse projeto que tem tudo para dar certo”, finalizou.