O município de Barreirinha, localizado a 331 quilômetros da capital Manaus, ganha destaque por três anos consecutivos na região do baixo Amazonas, por não registrar casos de dengue e malária.
O trabalho de prevenção é realizado pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), com o intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).
Todos os dias são feitos monitoramentos nos portos e pontos estratégicos da cidade, demonstrando importância da rotina de cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, como destaca o coordenador de vigilância em saúde, o enfermeiro Lucas Almeida. “Nós fazemos um trabalho diário e intenso com as nossas equipes de endemia e vigilância em saúde, temos um território que é livre de malária, dengue, zica e chikungunya. Quando esse mosquito adentra o nosso município, a gente consegue controlar da forma mais eficaz, com a captura desses vetores, que são enviados ao laboratório Lacen em Manaus para análise”.
O coordenador comenta ainda como são realizados esses trabalhos. “É um trabalho de rotina, casa a casa, e nesse período chuvoso as pessoas costumam acumular lixo. Também são verificados terrenos baldios que são propícios para a criação do mosquito. Com isso, o cuidado tem que ser redobrado”, finaliza.
Cuidados simples podem evitar a proliferação do foco do mosquito Aedes aegypti como jogar no lixo os objetos que não estão sendo utilizados e que podem acumular água; encher de areia os pratinhos das plantas; vedar caixas d’águas; evitar o acúmulo de água sobre as lajes; e as residências que possuem piscinas ou fontes precisam estar com a manutenção em dia, sempre utilizando os produtos químicos apropriados.