Terça, 14 de Janeiro de 2025
24°C 32°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Seminário de Jiu-Jitsu transforma vidas na comunidade do Maranhão, em Parintins

O evento aconteceu no âmbito do projeto social Atos 29, idealizado pelo instrutor de Jiu-Jitsu João Carlos ‘Cacau’, que há mais de dois meses leva a arte marcial para crianças, adolescentes e adultos da comunidade. 

Redação
Por: Redação
04/12/2024 às 16h19
Seminário de Jiu-Jitsu transforma vidas na comunidade do Maranhão, em Parintins

No último dia 30 de novembro, a comunidade do Maranhão, localizada às margens do rio Uaicurapá, foi palco de um seminário de Jiu-Jitsu promovido pelo professor Darllon Guimarães, faixa preta da modalidade. O evento aconteceu no âmbito do projeto social Atos 29, idealizado pelo instrutor de Jiu-Jitsu João Carlos ‘Cacau’, que há mais de dois meses leva a arte marcial para crianças, adolescentes e adultos da comunidade. 

O Atos 29, que existe há mais de 20 anos, é um projeto originado por evangélicos com o objetivo de aproximar a comunidade do cristianismo, promovendo, ao mesmo tempo, atividades que buscam a inclusão social. João Carlos, atleta do Jiu-Jitsu e integrante da Darllon Top Team, viu no esporte uma oportunidade de oferecer aos jovens da comunidade uma alternativa para a prevenção de problemas sociais, como o uso de drogas e a violência.

Além do seminário, também foram realizadas algumas lutas de participantes do projeto e alunos da academia Darllon Top Team, com intuito de realizar a troca de conhecimentos no esporte. 

"Quando pensei em abrir esse trabalho aqui na comunidade, conversei com o mestre Darllon Guimarães, e ele prontamente aceitou a ideia. Hoje, estamos comemorando essa parceria que visa levar o Jiu-Jitsu e a inclusão social para quem mais precisa", afirmou Cacau, fundador do projeto no Maranhão. 

Durante o seminário, o mestre Darllon Guimarães, compartilhou seus conhecimentos com os alunos, ensinando técnicas e regras fundamentais da modalidade. "É muito satisfatório ver a adesão de tantos jovens ao projeto, que, além de ensinar Jiu-Jitsu, ajuda a afastá-los de vícios e do caminho das drogas. O esporte salva vidas, e estamos aqui para ajudar essas crianças a mudarem de trajetória", afirmou Darllon. Ele também revelou planos para o futuro, como a intenção de levar os alunos para competições em Manaus.

Os alunos do Atos 29 demonstraram grande entusiasmo com as aulas e a oportunidade de aprender Jiu-Jitsu. Lenimar Farias participante do projeto, compartilhou sua satisfação: "Eu nunca tinha treinado antes, mas estou muito feliz por ter começado. Isso tem me dado força para seguir em frente, e ver meu filho aprendendo também é algo maravilhoso."

Os moradores da comunidade também expressaram seu apoio ao projeto, reconhecendo sua importância para a melhoria da qualidade de vida local. Nelson Jacaúna, morador da comunidade e pai de um aluno, destacou os benefícios do projeto, afirmando que ele oferece uma alternativa saudável para as crianças, afastando-as de comportamentos destrutivos. "Esse projeto é uma bênção. Ele tira as crianças do vício e as coloca em um caminho de crescimento", disse Nelson.

Andrey Nunes, pai de um dos alunos, também se mostrou grato pela iniciativa. "Eu não tive a oportunidade de participar de projetos como esse quando era mais jovem, mas agora vejo meu filho aprendendo e se orgulhando das suas conquistas no Jiu-Jitsu. Isso traz orgulho para nossa comunidade", comentou.

O seminário de Jiu-Jitsu não só proporcionou aprendizado técnico, mas também simbolizou uma grande conquista para a comunidade do Maranhão. Com o apoio de instrutores qualificados e a adesão dos moradores, o Atos 29 segue seu caminho como um projeto de transformação social, oferecendo a jovens e adultos uma oportunidade de mudança de vida por meio do esporte. O senhor Arcângelo, presidente da comunidade é um dos apoiadores do projeto Atos 29 desde o início das atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mateus Assayag afirma que obras no Aeroporto de Parintins fortalecem turismo e a saúde de Parintins/Fotos: Júnior Preto e Yuri Pinheiro (aéreas) - SECOM 
Aeroporto de Pin Há 2 dias

Prefeitura de Parintins recupera pista do Aeroporto Júlio Belém para receber aeronaves de grande porte

”Com uma infraestrutura adequada, podemos impulsionar o turismo e fortalecer a economia”, destaca Mateus Assayag sobre obras no Aeroporto de Parintins

Entretenimento Há 1 mês

Comunidade do Maranhão em Parintins Celebra o Verão com Festival de Esportes e Diversão

O evento, que aconteceu às margens do rio Uaicurapá, contou com a participação de comunitários, visitantes da zona urbana, Barreirinha e de comunidades adjacentes. 

Esportes Há 3 meses

Cerimônia de abertura dos Jogos Universitários de Parintins acontece nesta sexta-feira (18)

Além das modalidades tradicionais – futsal, queimada, atletismo, handebol, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia – a organização do Jupin inseriu, em 2024, o basquete 3x3 e o vôlei de praia 4x4. Essas modalidades são variações dos esportes originais e vêm ganhando muitos praticantes em Parintins. O jiu-jitsu também foi incluído no quadro de esportes que farão parte da competição.

Justiça Há 3 meses

MPAM instaura Inquérito Civil para apurar reunião ilegal de secretários em Parintins e recomenda exoneração de PMs envolvidos

De acordo com o despacho de abertura do procedimento, divulgado no Diário Oficial do MPAM (Dompe) da noite desta terça-feira (01/10), serão apurados aspectos de improbidade administrativa e demais questões relacionadas à tutela coletiva da segurança pública, no que diz respeito às ações das pessoas identificadas a partir das imagens e das declarações presentes nas gravações. 

O policial militar Darlon Guimarães participou, no último final de semana, do Manaus International Open Jiu-Jitsu 2024, competição realizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation - IBJJF).
Conquista Há 4 meses

Parintinense conquista quatro medalhas em campeonato internacional de Jiu-Jitsu realizado em Manaus

O atleta parintinense, faixa preta 2º Dan da Academia Darllon Top Team Jiu-Jitsu, conquistou quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, nas categorias médio master II GI e NO-GI, além do Absoluto GI e NO-GI.

Lenium - Criar site de notícias