O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) aprovou nesta terça-feira (26/11) a prestação de contas da campanha eleitoral de Darlan Taveira (União Brasil) e Márcio Rogério Reis (PSD), prefeito e vice-prefeito eleitos do município de Barreirinha, localizado a 331 quilômetros de Manaus. A aprovação diz respeito à coligação “União, Trabalho e Desenvolvimento”, que disputou o pleito de 2024.
A decisão foi proferida pelo juiz eleitoral da 26ª Zona Eleitoral de Barreirinha, Lucas Couto Bezerra, que acolheu o parecer favorável do Ministério Público pela aprovação das contas. Segundo o magistrado, “não foram constatadas irregularidades ou inconsistências que comprometessem a confiabilidade” das contas. Ele fundamentou sua decisão com base no artigo 30, inciso I, da Lei n.º 9.504/97 e no artigo 74, inciso I, da Resolução TSE n.º 23.607/2019, e concluiu:
“Diante do exposto, em harmonia com o parecer ministerial, com fulcro no artigo 30, I, da Lei n.º 9.504/97 e no artigo 74, I, da Resolução TSE n.º 23.607/2019, JULGO APROVADAS as contas da campanha 2024, no município de Barreirinha/AM, apresentadas pelo REQUERENTE: ELEICAO 2024 DARLAN TAVEIRA PERES PREFEITO, DARLAN TAVEIRA PERES, ELEIÇÃO 2024 MARCIO ROGERIO TAVARES REIS VICE-PREFEITO, MARCIO ROGERIO TAVARES REIS.”
Darlan Taveira e Márcio Rogério Reis foram eleitos com 9.755 votos e contaram com o apoio de uma ampla base de simpatizantes.
Ao comentar a decisão, Darlan Taveira destacou: “Essa aprovação pelo TRE-AM reafirma nosso compromisso com a transparência e com o respeito às normas eleitorais. Desde o início, trabalhamos de forma ética e responsável, pautados na confiança que o povo de Barreirinha depositou em nós. Agradeço a todos que caminharam ao nosso lado durante essa jornada, e reforço meu compromisso de trabalhar com seriedade e dedicação para o desenvolvimento do nosso município.”