Entre os 18 e 20 de novembro aconteceu em Brasília II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS e Barreirinha conquistou o primeiro lugar e o reconhecimento nacional com o projeto intitulado “VacinaBae – Vacinar-se é um ato de resistência: Ações e estratégias de imunização para o programa Previne Brasil em área quilombola em um município no Estado do Amazonas”.
A oficina reuniu profissionais da saúde de todo o Brasil para discutir e compartilhar experiências sobre imunização. O enfermeiro Elison Gonçalves, um dos responsáveis pelo projeto e representante da Secretaria Municipal de Saúde no evento, compartilha a trajetória até a conquista do primeiro lugar.
“Em abril deste ano, fomos premiados na Etapa Estadual com um dos quatro projetos que representariam o Amazonas na disputa nacional. Tudo deu certo, e levamos um projeto que abordou os suportes da gestão municipal, as estratégias da Secretaria de Saúde, os profissionais envolvidos e as ações desenvolvidas, agora, como foi campeão, se tornará um documentário”, explica.
As ações do VacinaBae são um reflexo do compromisso de Barreirinha com a saúde pública. É o que destaca o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas. “É com imensa alegria que recebemos a premiação de Barreirinha como melhor experiência da região Norte. Este reconhecimento é a prova do compromisso da nossa gestão com a saúde pública e, especialmente, com a imunização da nossa população. Agradeço a toda a equipe envolvida nesse trabalho dedicado e essencial, que garante proteção e qualidade de vida aos barreirinhenses”, ressalta.
O evento marcou o encerramento da iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) cujo objetivo é fortalecer as ações de imunização nos territórios.