O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nessa semana, a situação de emergência em 15 municípios devido à estiagem, incluindo Manaus, Alvarães, Coari e Parintins, no Amazonas. Essa declaração permite que as prefeituras desses locais solicitem recursos federais para ações de defesa civil.
Os municípios afetados podem agora requisitar apoio do Governo Federal para aquisição de cestas básicas, água, refeições para trabalhadores e kits de higiene, entre outros itens essenciais. O reconhecimento facilita a mobilização de recursos necessários para mitigar os impactos da seca.
As prefeituras devem fazer a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional irá avaliar as propostas enviadas, e, uma vez aprovadas, os valores serão publicados em portaria no Diário Oficial da União.
Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD, visando aprimorar a atuação em proteção e defesa civil em todos os níveis de governo.