A Arena Olímpica Rubem dos Santos será o palco da cerimônia de abertura da XIII edição dos Jogos Universitários de Parintins (Jupin), o maior evento esportivo universitário do interior do Amazonas. A cerimônia ocorre nesta sexta-feira, 18, às 18h. A edição atual começou no último domingo, dia 13, e segue até 3 de novembro.
Além das modalidades tradicionais – futsal, queimada, atletismo, handebol, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia – a organização do Jupin inseriu, em 2024, o basquete 3x3 e o vôlei de praia 4x4. Essas modalidades são variações dos esportes originais e vêm ganhando muitos praticantes em Parintins. O jiu-jitsu também foi incluído no quadro de esportes que farão parte da competição.
RAINHAS
Outra novidade é o retorno do Concurso de Rainhas, que em 2024 traz uma mudança: as candidatas não representarão apenas seus cursos, mas sim toda a instituição acadêmica, adicionando mais competitividade à disputa pela coroa.
BOLA ROLANDO
Além da cerimônia de abertura, a Arena Olímpica também receberá os primeiros jogos de futsal do Jupin 2024. Ao todo, cinco partidas serão disputadas no local, com o pontapé inicial marcado para as 19h30.
HISTÓRIA
O Jupin surgiu há mais de 15 anos, quando acadêmicos de educação física da Ufam Parintins sentiram a necessidade de uma competição multiesportiva para a classe universitária. O professor de educação física da Ufam Parintins, Raimundo Inácio, conhecido como “Piolho”, foi um dos grandes incentivadores e apoiadores para que o Jupin saísse do papel e crescesse ao longo dos anos.
A professora Rayza Gadelha, uma das idealizadoras do Jupin, pela primeira vez não estará totalmente à frente da organização dos Jogos, mas acredita que a nova equipe que assumiu a competição terá sucesso na realização.
“Devido ao meu trabalho, esta é a primeira vez que não estou completamente na coordenação do evento, mas os coordenadores que estão à frente dos Jogos desempenharão um bom trabalho. Acredito que novas pessoas precisam ter essa experiência. Temos o Janderson Bastos e os demais, que estão conduzindo de forma brilhante.”