Após a criação da Secretaria Municipal Extraordinária para Assuntos Indígenas do Povo Sateré-Mawé (SEMEAI), o prefeito de Barreirrinha, Glenio Seixas, inaugurou na manhã desta quarta-feira (25/09) a sede da pasta. Anexo ao prédio da SEMEAI também foi entregue as instalações da Casa de Apoio Indígena Tuxaua Servo Miquiles (CAAPI).
Estiveram presente no ato inaugural, o secretário da Semeai, Geter Cabral, subsecretária Aparecida Freitas, ex-prefeito Gilvan Seixas, demais membros do governo municipal e estadual, lideranças indígenas e a população em geral.
Para Seixas, a entrega de mais um bem público significa olhar com carinho para a população Sateré-Mawé, uma atenção que vem sendo desempenhada com respeito em quase oito anos de gestão. “Estamos fazendo uma verdadeira justiça aos irmãos indígenas com a entrega do prédio da Secretaria, pois é aqui que vamos identificar as demandas vindas da Terra Indígena e com este amparo administrativo, nossa gestão faz história instaurando uma casa para que possam descansar após longas viagens e resguardar pessoas em situações de emergência, por exemplo. Fico contente com mais essa obra entregue em favor da população Sateré-Mawé”, ressalta.
O capitão-geral do povo indígena, João Sateré, destaca que essa é uma conquista histórica e agradece pelas estruturas entregues. "Hoje é um dia de alegria, pois nos sentimos valorizados por uma classe política que se importa com a causa indígena. Nosso povo está de parabéns por ter um parceiro que é compromissado com os direitos originários do povo Sateré-Mawé ", destaca.
O novo ambiente da SEMEAI conta com espaços equipados e climatizados destinados para receber as demandas e orientar a população. A CAAPI oferece um espaço aconchegante e dispõe de utensílios, eletrodomésticos, camas e outros itens para que os indígenas possam aproveitar a estádia na cidade sem grandes despesas.
Mín. 23° Máx. 38°