Foi noticiado pelo site PAM1, que o parlamentar e ex-presidente da Câmara de Barreirinha, João Pereira Vasconcelos (PRD) foi condenado numa Ação Penal Eleitoral, pela Justiça Eleitoral em sentença publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (DJE/TRE-AM), nesta sexta-feira, dia 13 de setembro de 2024.
O magistrado Lucas Couto Bezerra, da 26ª Zona Eleitoral, julgou procedente a denúncia de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2020. João Vasconcelos foi condenado com base no artigo 299 do Código Eleitoral, que trata da captação ilícita de sufrágio. O magistrado também considerou que o crime foi agravado pelo uso de recursos públicos, já que parte do combustível utilizado para a compra de votos foi adquirida com requisições da Câmara de Vereadores.
Com exclusividade ao Barreirinha em Destaque, João Vasconcelos informou que vai recorrer da decisão.
"O processo realmente está tramitando na justiça desde a eleição passada. Foram quase 4 anos de investigação, e agora saiu essa decisão. No entanto, essa decisão estipulou um prazo de 10 dias para recorrer, e meus advogados já estão trabalhando no recurso, justamente para obter o efeito suspensivo. Enquanto isso, não há nada que impeça minha candidatura pela justiça. O mesmo juiz que sentenciou este processo foi o que deferiu nossa candidatura. Fomos notificados pela justiça na segunda-feira, e os advogados já estão trabalhando no recurso. Temos plena confiança de que levaremos o processo para a segunda instância e provaremos que as alegações não têm fundamento."
João Vasconcelos informou que, no DivulgaCand, sua candidatura segue normalmente, como qualquer outro candidato.
"Inclusive, a sentença foi emitida após o deferimento. Estamos conduzindo a campanha normalmente, assim como qualquer outro candidato. Vamos recorrer, sem dúvida, e ser eleitos mais uma vez", frisou Vasconcelos.
Mín. 23° Máx. 38°