Uma embarcação do tipo bajara naufragou na madrugada deste domingo, 8 de setembro, na região do rio Jacu, próximo à comunidade São João do Jacu, na zona rural de Parintins. Sete pessoas, todos da mesma família, estavam no barco que seguia para a cidade no momento do acidente.
Segundo as vítimas, o naufrágio foi provocado por conta da imprudência de uma balsa que transportava gado na região. Não houve mortes, mas as vítimas, entre elas uma criança de 1 ano, acabaram com ferimentos e escoriações pelo corpo. Uma delas precisou ser encaminhada para o Hospital Jofre Cohen.
De acordo com as vítimas, era por volta de 4 da manhã quando o acidente ocorreu. O agricultor Antônio José Moraes era quem conduzia a bajara. Ele conta que sinalizou para os condutores da balsa indicando a presença deles nas proximidades.
“Eles não tomaram providência pra tirar a balsa da frente da bajara. Ela vinha muito pesada, muito ligeira e acabou causando o acidente que levou a família toda pro fundo”, contou o agricultor.
Alcione Moraes, filha de Antônio, também estava no barco no momento do acidente. Ela conta que ajudou a salvar a vida da irmã e da mãe.
“Eu dormia na hora do acidente. Acordei com o grito da minha irmã que estava com o bebê no colo. Só vi na hora que bateu e afundou. A minha reação foi só de pegar na mão da minha irmã e colocar ela pra fora pra tentar boiar. Eu consegui salvar minha mãe que ficou a deriva no rio. Todos ficamos desesperados”, contou Alcione.
Ainda segundo a família, a balsa com o gado, que seria de um grupo empresarial de Parintins, estaria em alta velocidade e na contramão. Após o acidente, os tripulantes da balsa teriam ajudado a resgatar as vítimas, mas elas foram deixadas na margem do rio porque a balsa seguiu viagem e não podia seguir para a cidade.
“Eles negaram a assistência até Parintins. Eles disseram que estavam sem combustível, que não podiam trazer e tinham que embarcar o gado. Eles prezaram a vida do gado do que vida das pessoas que estavam em risco”, contou Alcione Moraes.
Além dos danos na embarcação, a família perdeu bens e dinheiro obtidos no trabalho do fim de semana.
O caso foi registrado na 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins e a Polícia Civil deve seguir com as investigações.
Mín. 23° Máx. 38°