A Câmara Municipal de Barreirinha (CMB) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 001/2024, de autoria do vereador Dr. Klelson (União Brasil), que declara a Associação Cultural Boi Bumbá Touro Branco e a Associação Folclórica Boi Bumbá Touro Preto como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Barreirinha. A medida reconhece o valor cultural e histórico dos bumbás, símbolos que representam a identidade e a tradição do município.
A nova lei abrange todas as manifestações culturais, folclóricas, artísticas e sociais relacionadas aos Bumbás, incluindo festividades tradicionais, danças, músicas, rituais comunitários e a produção de artesanato associado a essas expressões culturais. Além disso, estabelece que as autoridades municipais, em conjunto com a sociedade e as agremiações, devem promover ações que valorizem, protejam e divulguem esses patrimônios, com iniciativas como programas educativos nas escolas, apoio a eventos e festivais, e incentivo à pesquisa das tradições locais.
O vereador Dr. Klelson, que ao longo dos últimos anos presidiu a Comissão Julgadora do Festival, ao lado dos presidentes dos bumbás, promoveu uma série de melhorias na parte julgadora do evento, incluindo a adesão de jurados oriundos de diversas Unidades Federativas do país. No último festival, jurados do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo foram selecionados para estarem em Barreirinha. Em 2024, o parlamentar abriu mão de ocupar o cargo de presidente da Comissão.
O Projeto de Lei será encaminhado ao chefe do Poder Executivo para sanção. O XXXVI Festival Folclórico de Barreirinha inicia nesta quinta-feira, 29 de agosto, com o Encontro das Cores. Na sexta-feira será realizada a passagem de som dos bumbás, e no sábado, o Touro Branco e o Touro Preto se enfrentarão na arena do Touródromo.
Mín. 24° Máx. 39°