A chapa do candidato a prefeito Luis Picanço, que tem como vice-prefeito Van Alexandrino, promete modernizar o setor primário de Barreirinha, criando mais empregos e oportunidades de negócios para a população do interior. Segundo Luis, nos últimos anos, é visível o descaso da gestão do prefeito Glênio Seixas com o povo do interior. Uma das propostas é a implantação de casas de farinha mecanizadas.
O Plano de Governo Municipal da chapa 15 reflete os anseios de uma gestão comprometida com a sociedade barreirinhense. A chapa, que tem como slogan “A MUDANÇA QUE BARREIRINHA PRECISA”, visa a administração municipal no período de 2025 – 2028. "Todas as propostas aqui apresentadas estão baseadas nas experiências políticas de dois homens com trajetórias de vida que defendem políticas públicas voltadas a todos os segmentos sociais. Diante disso, são expostas ideias inovadoras que têm como princípio articulações entre os diversos setores públicos”, diz o texto.
As principais propostas para o setor primário incluem: aquisição de Patrulhas Agrícolas e Equipamentos para a mecanização agrícola através do Programa de “Manejo de Solos”; criação do Programa de Subsídio para Pecuária, Agricultura e Pesca; criação do Programa de Incentivo à Meliponicultura; aquisição de Kit de Análise de Solo; construção do Abatedouro Frigorífico Municipal.
Além disso, a proposta inclui a implantação de Laticínio e Charcutaria; criação de um Núcleo de Regularização Fundiária; implantação de cinco casas de farinha mecanizadas; implantação de Feiras Itinerantes; incentivo à Cadeia Produtiva de Extrativismo Vegetal; apoio e incentivo às Associações de Produtores e Criadores do município; criação de um Projeto Piloto para piscicultura, com a implantação de uma Unidade de Produção de Alevinos-UPA.
Outras propostas incluem a implantação de um Laboratório de Análise Microbiológica para realização de exames de Brucelose e Tuberculose; implantação de uma Central de Melhoramento Genético para médios e grandes animais; implantação de um campo de sementes melhoradas (arroz, feijão e milho).
Incentivo à fruticultura através da implantação de um Horto Municipal com produção de mudas melhoradas; implantação do Serviço de Inspeção Municipal-SIM; criação do Programa de Aquicultura e Pesca; criação do Programa de Escoamento e Comercialização da Produção Agrícola; criação do Programa de Criação de Pequenos, Médios e Grandes Animais; criação do Programa de Irrigação; criação de Postos da SEMPA nos Distritos; e criação da Lei Municipal de Agricultura Familiar.
Mín. 24° Máx. 39°