Um grupo de mototaxistas realizou um protesto na manhã desta terça-feira (20/08) cobrando concessão e fiscalização no serviço prestado pela categoria em Barreirinha. O grupo realizou um “buzinaço” enquanto percorria as principais ruas da cidade com o intuito de chamar atenção do poder público e da sociedade para a situação. A manifestação também parou em frente ao prédio da Prefeitura do município.
De acordo com os profissionais, a demora para a liberação das concessões impede a fiscalização do serviço prestado pelos mototaxistas. Além disso, a falta de controle estaria permitindo a entrada de agentes clandestinos que estariam atuando nas ruas do município de forma irregular e prejudicando a imagem da categoria por meio de um serviço inadequado.
“Nós estamos regularizados na Receita Federal, pagamos nosso alvará de funcionamento, pagamos nossas associações e já esperamos há um tempo essa concessão para que possamos ter um controle mais adequado do serviço feito em Barreirinha. Tudo o que foi pedido pelas autoridades há um ano nós já fizemos. Nós só estamos cobrando que o poder público nos ajude regularizando nosso serviço e assim nós possamos tirar esses clandestinos da rua”, reclamou o presidente da associação Cooperativa Barreirinhense de Mototaxistas (Coobam), Raimundo Miranda.
Mototaxistas em Barreirinha
Segundo a Coobam, 150 mototaxistas estão associados nas duas associações e uma cooperativa que representam os profissionais no município. Nos últimos anos, os trabalhadores estariam cobrando o andamento das licenças necessárias para a regularização do serviço no município. Conforme os mototaxistas, tem sido crescente a atuação de agentes clandestinos, que estariam cometendo irregularidades que vão desde a não devolução de troco dos clientes até transporte de entorpecentes, causando prejuízos à imagem da categoria.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Barreirinha e demais secretarias que atuam nesse processo que envolve a situação dos mototaxistas no município informou que devem se reunir com os representantes das associações que representam a categoria para discutir a situação. A Secretaria ainda ressaltou que, conforme Lei Municipal, a Prefeitura só pode conceder a concessão para o profissional que tem habilitação, que possui moto emplacada e que está com a moto registrada com toda documentação em dia.
Moto sem placa no protesto
Durante o protesto dos mototaxistas nesta terça-feira, fotos que chamam atenção para a falta de equipamentos e outras obrigatoriedades chamou atenção e circularam nas redes sociais. Uma delas foi a foto de uma moto sem placa, o que não é permitido pela legislação.
Mín. 24° Máx. 39°