A tradicional festa em honra a Nossa Senhora do Bom Socorro, padroeira de Barreirinha, chega ao fim nesta quinta-feira (15/8). Iniciada no dia 5 de agosto, a celebração é uma das maiores manifestações religiosas da Região do Baixo Amazonas, atraindo milhares de devotos e visitantes.
Durante os dez dias de festividades, os fiéis participaram de diversas atividades religiosas, incluindo missas, novenas e momentos de oração, demonstrando sua fé e devoção à padroeira. As celebrações foram marcadas por emocionantes demonstrações de fé, com muitos devotos pagando promessas e agradecendo por graças alcançadas.
“Durante esses dias nós podemos ver de perto a dimensão da fé cristã, a dimensão solidária das pessoas que estão sempre à disposição a ajudar. Aproveito esse momento para agradecer a população, os fiéis e devotos que estão em Manaus ou não moram em Barreirinha e que também colaboraram. Estendo ainda os agradecimentos para todas as pessoas aqui de Barreirinha que mais uma vez demonstraram essa forte devoção em nossa senhora”, destacou o Padre Marcílio Moutinho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Socorro.
O ponto alto do encerramento dos festejos será a procissão pelas ruas da cidade, que vai ocorrer na quinta-feira. A imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro será carregada pelos fiéis em um ato de devoção e fé. A procissão é um momento de grande emoção e união para a comunidade, que se reúne para homenagear sua padroeira.
A confecção do andor é de responsabilidade dos artistas do município, que foram exaltados pela comissão da festa.
“Eu quero destacar o empenho de todos que nos ajudaram. Agradecer o povo em geral, mas especialmente todos os nossos artistas e grupos musicais da paróquia e artistas de modo em geral. É muito importante pra nós, como comissão, pra nossa igreja, que o nosso povo de fé se uma para que nós possamos retribuir à nossa mãe o que ela faz por nós todos os dias”, enfatizou o presidente da comissão organizadora da festa, João Paulo Beltrão.
Em 2024 a Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro teve o tema "Maria Ajuda Nossos Jovens a Ouvirem o Chamado de Deus e Viver a Vocação". O lema foi "Pedi pois, ao Senhor Operários para sua Messe".
Na quinta-feira, após a procissão de encerramento, a programação cultural continua com um animado arraial em frente à igreja matriz. O evento contará com apresentações musicais, danças tradicionais e barracas de comidas típicas, proporcionando um ambiente festivo e acolhedor para todos os devotos.
Mín. 24° Máx. 39°