Terça, 29 de Abril de 2025
22°C 32°C
Barreirinha, AM
Publicidade

Onda de protestos na Venezuela eleva contestação da reeleição de Nicolás Maduro

As manifestações eclodiram depois que a autoridade eleitoral, acusada por críticos de ser controlada pelo governo autoritário, declarou que Maduro havia conquistado um terceiro mandato com 51% dos votos.

Redação
Por: Redação
31/07/2024 às 09h40
Onda de protestos na Venezuela eleva contestação da reeleição de Nicolás Maduro
Foto: Divulgação

Os venezuelanos tomaram as ruas na última terça-feira (30), em protesto após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar a vitória do presidente Nicolás Maduro. A oposição alega que a eleição foi fraudulenta, desencadeando manifestações em todo o país. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo na capital, Caracas, segundo informações da agência Reuters.

As manifestações eclodiram depois que a autoridade eleitoral, acusada por críticos de ser controlada pelo governo autoritário, declarou que Maduro havia conquistado um terceiro mandato com 51% dos votos. Esta vitória prolonga o governo chavista por mais um quarto de século.

Protestos em forma de "cacerolazos", onde manifestantes batem panelas e frigideiras, se espalharam pelo país, junto com demonstrações mais intensas de descontentamento. A oposição afirmou que, com 73% dos votos apurados, seu candidato Edmundo Gonzalez havia obtido mais do que o dobro dos votos de Maduro, aumentando as suspeitas de fraude.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias