A vontade de vencer na vida por meio do esporte, usando como treino as atividades encaradas diariamente pelos ribeirinhos, além de superar estradas e longas viagens até a sede do município (Parintins), despertaram o protagonismo de 25 estudantes/atletas na modalidade atletismo, na disputa dos Jogos Escolares de Parintins - JEPs, realizado neste sábado, 27 de abril.
Com apoio da Prefeitura, a presença da equipe da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer - Semjuv durante uma semana, nos Distritos do Mocambo e Caburi, além das regiões do Tracajá e Vila Amazônia, selecionaram mais de 60 atletas, e revelaram 25 talentos das escolas do campo, classificados em provas que exigem velocidade, resistência e força, tendo a partir de agora, a responsabilidade de levar o nome de Parintins e da sua comunidade para uma disputa fora do município (Pólo III).
O professor Luan Cavalcante, um dos coordenadores técnicos dos JEPs, avalia que “na semana passada estivemos em quatro pólos, selecionamos os atletas na zona rural e eles estiveram aqui participando da etapa final dos jogos, graças a Deus com um resultado muito positivo. Sabemos da importância dessa interação com a zona rural por ter bastante atleta com grande potencial. Agradecemos ao prefeito Bi Garcia, a equipe incansável da Semjuv, a Semed e a Seduc que estão junto conosco nesse processo”.
De acordo com dados do Boletim N° 21, a Escola Municipal Cívico Militar Tsukasa Uyetsuka (Vila Amazônia) conseguiu o maior número de vagas, 12 entre as escolas do campo, seguido, da Escola Luiz Gonzaga (Comunidade Santo Antônio - Tracajá) com 6 vagas. A terceira melhor foi a Escola Municipal Fernando Carvalho - do Laguinho, com 2 vagas e a Escola Municipal Walkiria Viana, do Distrito do Caburi, garantiu 1 vaga, totalizando 21 das 26 disputas pelas escolas da rede municipal. O feito superou as escolas da sede do município, que juntas: Lila Maia, Charles Garcia e Luz do Saber somaram 4 classificações.