A Rede Calderaro de Comunicação de Manaus é o 11º Canal instalado em Barreirinha através do programa do governo federal,"Seja Digital", e a população pode usufuir a partir desta terça-feira 05 de março do sinal digital.
A possibilidade de instalar os canais digitais é uma parceria do Governo Federal e Prefeitura de Barreirinha, pois os canais analógicos sairam do ar no município no dia 15 de dezembro de 2023.
Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em praticamente todas as cidades do Brasil até 31 de dezembro de 2023. Esse será o resultado do TV Digital, programa criado pelo Ministério das Comunicações (MCom) que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em até 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta.
Quem operacionaliza esse processo por todo o Brasil é a Seja Digital, entidade administrativa, não-governamental e sem fins lucrativos criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. O papel da Seja Digital é articular a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais e às entidades de radiodifusão, além de implementar a infraestrutura necessária para a transmissão do sinal digital de TV.
Informações no link: https://sejadigital.com.br/digitaliza-brasil/
História da TV Acrítica
Aos 50, TV A Crítica conquista mercados além do Amazonas
A TV A Crítica, empresa da Rede Calderaro de Comunicação, completa 50 anos em junho e se consolida como um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil expandindo suas operações nas cidades de Belém (PA), na região Nordeste com a sede no Recife(PE) e no Sudeste, atuando a partir de Belo Horizonte (MG).
Apoiada na inovação, A TV A Crítica trouxe para sua grade conteúdos próprios e independentes, com predomínio de transmissões ao vivo, cobertura de grandes eventos, transmissão de formatos internacionais e exibição dos mais importantes títulos de sucesso das plataformas de streaming. “Somos o presente de mãos dadas com o futuro. Ao longo destas cinco décadas, as telas da TV A Crítica apresentaram ao público as belezas naturais do Amazonas e emocionou a todos com os fatos marcantes do esporte, cultura, política e economia”, diz Dissica Calderaro, presidente da TV A Crítica.
A partir de Manaus, sede da TV, a emissora gera um dos programas de maior repercussão da televisão brasileira, o Alerta Nacional. Comandado por Sikêra Júnior, o conteúdo é transmitido em rede nacional pela RedeTV! e atingiu a liderança isolada de audiência no Estado do Amazonas em horário nobre.
Atualmente, fazem parte da grade de programação da TV A Crítica os programas Manhã no ar, Alô Cidade, Magazine, Alerta Amazonas, Alerta Nacional, A Crítica Notícia, A Bordo – o reality, The Box e A Crítica Kids. O canal exibe também um dos maiores sucessos do streaming, a série “Pablo Escobar, o Patrão do Mal”, sobre a vida do chefe do cartel de Medellín, na Colômbia. Além disso, é a emissora oficial da transmissão do carnaval de Manaus e do Festival de Parintins.
De afiliada a TV independente
Criada em 2 de junho de 1972 com o nome TV Baré, a emissora era uma afiliada da extinta TV Tupi TV e chegou a transmitir a Copa do Mundo de 1978 para todo Estado do Amazonas. Com a falência da Rede Tupi, em 1980, a TV Baré passou a gerar sua programação de maneira independente, até tornar-se afiliada do SBT, em 1981.
Em 1986, o jornalista Umberto Calderaro Filho, dono do jornal A Crítica, assume o controle da TV Baré e a renomeia como TV A Crítica, mesmo nome do principal jornal da Rede Calderaro de Comunicação.
Já em 2007, a TV encerra seu vínculo com o SBT e assina a parceria com a TV Record. O acordo com a TV Record dura mais de 12 anos e, em 2019, a TV A Crítica se torna independente e assume o controle comercial e do conteúdo exibido na sua programação. Atualmente, a TV A Crítica transmite por 1h30 a programação nacional da RedeTV!.
CANAL DIGITAL EM BARREIRINHA
TV Independente de São José do Rio preto Canal - 38(Rede Vida)
Rede Amazônica canal - 18
Amazon Sat - 45
EBC - 33
CAMARA DOS DEPUTADOS -23
TELEVISÃO ACRÍTICA - 26