Nos primeiros meses do ano de 2024, uma equipe da Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), esteve levando para a população quilombola do rio Andirá serviços socioassistenciais.
Presente nas seis comunidades tradicionais quilombolas: São Paulo do Açu, Ituquara, Boa Fé, Trindade, São Pedro e Matupiri, foram ofertados os serviços do Cadastro Único, entre eles: Atualização cadastral, inclusão de novas famílias, emissão de Carteira da Pessoa Idosa e orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Uma vez inseridas no sistema, que é uma ferramenta essencial de articulação e consolidação da rede de proteção e promoção social, essa população pode ser beneficiada e inserida nos programas sociais do governo federal e também nos programas do município”, disse a secretária de Assistência Social, Mônica Tavares.
A equipe já esteve presente em mais de 20 localidades do Paraná do Ramos, Rio Andirá e Área Indígena, e segue levando uma série de ações para a população que vive na zona rural.